quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Município de Esposende avança com remodelações de espaços verdes para reduzir custos de manutenção



Município de Esposende avança com remodelações de espaços verdes para reduzir custos de manutenção

Face às dificuldades que o país atravessa, que se reflectem também ao nível das autarquias, o Município de Esposende tem vindo a aplicar medidas de contenção, que se estendem agora ao sector de manutenção de espaços verdes.

O objectivo passa pela criação de jardins mais sustentáveis, de modo a reduzir substancialmente os custos associados à água de rega e à mão-de-obra que, actualmente, os espaços verdes exigem.

Dentro das várias medidas a ser implementadas, destacam-se a eliminação de zonas de relvado em rotundas e a substituição de plantas por espécies autóctones, por serem mais rústicas, mais resistentes e com menos necessidades hídricas.

Com estas acções, a Autarquia pretende reduzir cerca de 22% dos custos anuais que tem actualmente com a manutenção dos espaços verdes, e cerca de 50% com a aquisição de novas espécies, uma vez que, na maior parte dos casos, serão utilizadas plantas do Horto Municipal.

Para além da diminuição do consumo em água e da mão-de-obra, pretende-se reduzir substancialmente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, de adubos e de fertilizantes, protegendo, ao mesmo tempo, o meio ambiente e promovendo o aumento da biodiversidade dos espaços verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário