A defesa e protecção das áreas florestais do concelho tem vindo a ser assegurada por uma Equipa de Sapadores Florestais, que, com as diversas acções que tem desenvolvido no terreno, em muito tem contribuído para acautelar eventuais ocorrências de incêndios. Com efeito, a sua intervenção tem permitido garantir a preservação da mancha florestal concelhia, assumindo-se como um agente fundamental no Plano Operacional Municipal de Esposende.
Dotada de capacidade e conhecimentos específicos adequados, esta equipa de cinco sapadores desenvolve, ao longo do ano, com carácter permanente e de forma sistemática e eficiente, medidas de prevenção de incêndios florestais, nomeadamente através de acções de silvicultura preventiva e vigilância das áreas florestais, de acordo com o Plano Operacional Municipal.
Nas suas funções cabe também o apoio ao combate de incêndios quando requisitada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, assim como acções de rescaldo e vigilância pós-incêndio e ainda a sensibilização da população para as normas de conduta em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas.
Assim, no âmbito das acções de silvicultura preventiva, foi intervencionada uma área de aproximadamente 17 hectares, através do controlo de vegetação espontânea adjacente à rede viária florestal, nas freguesias de Antas, Forjães, Palmeira de Faro e Marinhas.
No âmbito da manutenção da Rede Viária Florestal e de acordo com os planos de acção para 2010/2011, os Sapadores Florestais procederam à manutenção e abertura de sulcos transversais, numa extensão total de cerca de 23 quilómetros, com o objectivo de orientar o sentido e drenagem das águas pluviais, de forma a minimizar eventuais estragos e degradação da plataforma dos caminhos.
Ao nível da manutenção/beneficiação de pontos de água foram intervencionados dois locais, em Antas e Forjães, executando em redor uma faixa de gestão de combustível de 10 metros.
Para além destas intervenções, a Equipa de Sapadores Florestais efectuou acções de vigilância, e de apoio ao combate aos incêndios florestais e operação de rescaldo, nas freguesias de Vila Chã, Forjães, Antas e Belinho.
Refira-se que a Equipa de Sapadores Florestais de Esposende resulta de uma candidatura apresentada à Autoridade Florestal Nacional, tendo sido criada, em 2010, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município e a Associação Florestal do Cávado, que asseguram os encargos dos sapadores e de todo o material de trabalho necessário.
Esta Equipa veio reforçar o combate e rescaldo dos incêndios e contribuir para a limpeza das florestas, eliminando as origens da deflagração dos incêndios, o que denota a preocupação e a sensibilidade do Município de Esposende para a defesa e conservação da Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário