segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Município de Esposende entregou 30 Bolsas de Estudo a estudantes universitários carenciados

 
Em cerimónia informal, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 1 de Outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu à entrega de 30 Bolsas de Estudo em Regime de Ocupação de Tempos Livres a jovens estudantes universitários carenciados do concelho.
O apoio camarário corresponde um investimento de 22 500 euros, correspondente a 750 euros cada bolsa, e representa, nas palavras de João Cepa, “um contributo dos munícipes para que possam fazer a vossa formação e preparar a entrada no mercado do trabalho”. O Autarca alertou os estudantes para a difícil conjuntura socioeconómica e para as dificuldades inerentes à entrada na vida activa, despertando-os para a possibilidade de terem que procurar oportunidades de trabalho fora do concelho, e mesmo do país, exortando-os a encarar esse cenário como um desafio e uma oportunidade, na medida em que “a prioridade é ter um emprego”.
Ainda reportando-se à actual conjuntura, o Presidente da Câmara Municipal falou também na possibilidade de, no final dos cursos, os jovens terem necessidade de fazer um complemento de formação para, deste modo, estarem mais qualificados e preparados para o mercado do emprego. “Têm que se empenhar ao máximo, têm que ser excelentes”, vincou João Cepa, sem, contudo, deixar de dizer aos jovens para aproveitarem a vida universitária e se divertirem, porque “também faz parte”. 
Os 30 estudantes contemplados com as Bolsas de Estudo cumpriram trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias lectivas. “Esperamos que os dias que passaram connosco também vos tenham sido útil”, referiu ainda o Presidente da Câmara Municipal, mostrando-se convicto de “um dia mais tarde, vão chegar à conclusão de que valeu a pena”.
A terminar a sua intervenção, João Cepa desejou felicidades para o futuro quer aos finalistas quer aos que vão prosseguir os estudos: “muito sucesso, muita coragem e empenho para atingirem os vossos objectivos”.
Refira-se que, este ano, concorreram às Bolsas de Estudo em Regime de Ocupação de Tempos Livres 81 estudantes universitários, tendo sido seleccionados 30, após avaliação socioeconómica das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário