ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Município de Esposende implementa acções associadas ao Plano Director da Rede Hídrica

Dando continuidade e aplicação a todos os estudos já realizados no âmbito do Plano Director da Rede Hídrica, um projecto em desenvolvimento que tem em vista a requalificação e o ordenamento de linhas de água das bacias hidrográficas dos rios Cávado e Neiva e dos cursos de água da orla marítima, o Município de Esposende encontra-se, nesta fase, apto a iniciar a materialização de acções concretas, fruto de uma nova estratégia de gestão.
De facto, a recente transferência de competências ao nível da gestão da rede de infra-estruturas municipais de drenagem de águas pluviais para a empresa municipal Esposende Ambiente (EAmb), bem como a centralização de toda a vertente ambiental do Município na empresa, é tida como uma oportunidade de melhoria na gestão dos recursos hídricos do concelho, pretendendo-se levar a cabo um trabalho sistemático de actualização de cadastro, regularização de situações problemáticas e melhoria dos sistemas hídricos.
Assim, com vista à actualização do trabalho anteriormente desenvolvido, e para conhecimento da situação actual da rede hídrica, foi realizado pela Esposende Ambiente, entre Abril e Julho do corrente ano, o levantamento exaustivo das linhas de água em todas as freguesias do concelho de Esposende, tendo sido realçados os pontos onde serão necessárias intervenções urgentes, algumas pontuais, outras de dimensão considerável.
Pretende-se agora, com o início da época das chuvas, continuar o trabalho de campo, completando a caracterização de cada um dos pontos com as irregularidades que se possam detectar com a existência de caudais de escoamento. Em simultâneo, irão implementar-se já acções no terreno visando efectivar uma política de prevenção associada a estas questões.

Numa estratégia integrada de requalificação ambiental, as medidas a implementar foram definidas no sentido de preservar, reabilitar e requalificar a rede hídrica, bem como de potenciar alguns locais associados aos cursos de água, na perspectiva do lazer e outras actividades associadas à água.

As propostas constituem um contributo favorável, no seu todo, para a reabilitação de ecossistemas e dos espaços envolventes e enquadram-se numa estratégia de melhoria da qualidade de vida e de valorização ambiental, aspectos que têm merecido especial atenção e reconhecidos esforços por parte do Município de Esposende, numa assumida postura proactiva e de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário