ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 15 de junho de 2010

Inaugurado em Antas Marco do Caminho Português da Costa

O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende procedeu, no passado dia 13 de Junho, à inauguração simbólica do marco do Caminho Português da Costa na freguesia de Antas, localizado próximo do engenho da Carvalha, uma iniciativa da Junta de Freguesia e do Núcleo de Esposende da Associação Espaços Jacobeus.


O acto inseriu-se no âmbito das Jornadas Culturais de Antas que decorrem até ao próximo dia 1 de Agosto, numa organização da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal e a colaboração das associações locais.
“Após a colocação do marco na freguesia de Fonte Boa a assinalar o início da caminho no concelho, a colocação do marco em Antas é o culminar da marcação e valorização do Caminho Português da Costa em direcção a Santiago de Compostela, assinalando o fim do traçado em terras de Esposende”, referiu o Vereador Rui Pereira.

Rui Pereira assinalou que o Município está empenhado na promoção e divulgação dos Caminhos de Santiago e manifestou o desejo de que aumente o número de peregrinos deste traçado que atravessa o concelho de Esposende.

Refira-se que o traçado do Caminho Português da Costa segue para Viana do Castelo e concelhos a montante, tendo continuidade na Galiza, em Espanha.
Como forma de comemoração da chegada da peregrinação do Caminho Português da Costa, o Município de Esposende realizou, no passado dia 12 de Junho, na Loja de Turismo de Santiago de Compostela da Porto e Norte de Portugal E. R., um Verde de Honra aos peregrinos entretanto chegados à casa do Apóstolo São Tiago.
Saliente-se que, do grupo faziam parte 13 peregrinos a pé, 5 a cavalo, 2 em kayak e 23 de bicicleta.
Esta foi mais uma oportunidade de divulgar os produtos locais de Esposende em terras da Galiza, e confortar os peregrinos com os queijos de Marinhas, os vinhos verdes das quinta do concelho e a doçaria local, com destaque para as clarinhas e folhadinhos.
 Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário