Entrou ontem em funcionamento, no Centro de Saúde de Esposende, o Serviço de Psico-Oncologia criado pela Câmara Municipal ao abrigo de um protocolo de colaboração recentemente celebrado com a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Norte.
Este Serviço traduz-se na prestação de apoio psicológico aos doentes oncológicos e seus familiares, através de consultas gratuitas com especialistas de saúde mental da Liga Portuguesa contra o Cancro. Estes técnicos deslocam-se a Esposende, proporcionando assim, uma maior comodidade interventiva às famílias, que, deste modo, deixam de ter de se deslocar aos grandes centros para usufruir deste tipo de serviço de saúde.
As consultas têm lugar quinzenalmente, à quarta-feira, entre as 10h00 e as 16h00, no Centro de Saúde, a quem cabe efectuar a marcação das consultas e o encaminhamento dos doentes e familiares. De realçar a disponibilidade manifestada, desde logo, pelo Centro de Saúde em aderir a este projecto, nomeadamente através da cedência de um espaço para a realização das consultas, bem como no processo de marcação das mesmas e encaminhamento dos utentes.
A Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale, realça a importância da “possibilidade dos doentes e seus familiares poderem recorrer a esta consulta de forma bastante acessível e gratuita, na medida em que, em algumas situações, a mesma seria relevada para segundo plano, tendo em conta a necessidade dos doentes e seus familiares terem de recorrer aos grandes centros urbanos como o Porto, dispensando um apoio que se traduz numa mais valia em situações de fragilidade emocional como as que aqui se retratam, e que carecem de todo o apoio técnico especializado possível”.
Gabinete de Relações Públicas da CME
Nenhum comentário:
Postar um comentário