ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Benzida Capela Mortuária de Paredes em Apúlia

Investimento da Câmara Municipal de 380 mil euros

Na presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, realizou-se, ontem, a cerimónia da bênção da Capela Mortuária de Paredes, em Apúlia.
A obra foi executada pela Câmara Municipal e, incluindo a aquisição do terreno e o arranjo dos espaços envolventes, correspondeu a um investimento de cerca de 380 mil euros. Trata-se da oitava Capela Mortuária construída com o apoio da Autarquia, resultado da “excelente cooperação que tem havido entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e a Igreja”, referiu o Presidente João Cepa, adiantando que estão em projecto mais duas capelas, pelo que, “a muito curto prazo, teremos a cobertura quase total do concelho”. O Autarca considerou que este é um equipamento fundamental em qualquer freguesia, para que a população possa velar os seus entes queridos com dignidade e conforto.
João Cepa referiu que “a Capela é um projecto arquitectónico fabuloso”, uma obra que representou “um grande esforço financeiro por parte da Câmara Municipal, a que se soma o investimento efectuado, recentemente, na requalificação da rede viária e na melhoria da rede de drenagem de águas pluviais no Lugar de Paredes, que orçou em 150 mil euros”.

Não obstante a difícil conjuntura económico-financeira, o Autarca reiterou que o compromisso de novos investimentos na Vila de Apúlia é para concretizar, com o apoio da Junta de Freguesia, a quem elogiou o empenho, colaboração e capacidade de reivindicação.
Para Manuel Barros, Presidente da Junta de Freguesia, a bênção da Capela Mortuária é o “sonho que se tornou realidade”, dizendo-se, por isso, “muito emocionado e contente”. Agradeceu à Câmara Municipal, particularmente ao Presidente João Cepa, pelo investimento realizado na construção da “Capela que é uma verdadeira obra de arte ao serviço da população”.
O Arcebispo Primaz de Braga considerou que as Capelas Mortuárias são hoje equipamentos insubstituíveis, de grande importância, para que “todos possam, de maneira igual, ter uma despedida condigna”. D. Jorge Ortiga saudou, por isso, a cooperação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que permitiu tornar realidade a obra, no que foi secundado pelo Pároco de Apúlia, Manuel Casado Neiva, que exortou a comunidade a preservar o equipamento.
O Gabinete de Relações Públicas da CME

Um comentário:

  1. atè que emfim esta gente tem alguma coisa no seu digno lugar atè que emfim que compriram com uma promessa que leva mais de 20 anos os meu parabens au presidente da camara e au da junta de freguesia manuela barros

    ResponderExcluir