ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inaugurado em Fonte Boa primeiro Marco do Caminho Português da Costa



No âmbito da Semana Cultural de Fonte Boa e assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no dia 18 de Abril, foi ontem inaugurado um Marco Monolítico de Granito que simboliza o início do troço do Caminho de Santiago nesta freguesia do concelho de Esposende.
Para além do Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, Rui Pereira, e do Presidente da Junta de Freguesia de Fonte Boa, António Catarino, participaram neste acto membros da Associação Espaços Jacobeus e representantes de Eduardo Chao de Vigo, e muitas outras pessoas ligadas à temática dos Caminhos de Santiago.
Este acto simbólico de inauguração do Marco, localizado na Bouça do Monte, na confrontação de Fonte Boa com a freguesia de Barqueiros, do concelho de Barcelos, insere-se numa estratégica de valorização do Caminho Português da Costa, trabalho que tem sido desenvolvido pelas autarquias costeiras a Norte do Porto e que tem no Núcleo de Esposende da Associação Espaços Jacobeus um aliado empenhado na divulgação dos itinerários jacobeus no concelho. Refira-se que o traçado do Caminho Português da Costa, após travessia deste concelho, segue para Viana do Castelo e concelhos a montante, tendo continuidade depois na Galiza.
Após o acto solene, efectuou-se o percurso pedestre até à Barca do Lago, em Fonte Boa, local onde existiu, desde a época medieval até ao século passado, uma barca de passagem, precioso transbordo para todos os Peregrinos que desejavam passar o rio Cávado para a margem direita e continuar a sua peregrinação em direcção a Santiago de Compostela, através do Caminho Português da Costa.
Precisamente na Barca do Lago, teve lugar depois o “Bota Abaixo” da embarcação tradicional O Canote, pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Fonte Boa.
Entre outras actividades, a Semana Cultural de Fonte Boa incluiu a inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/Jardim de Infância de Fonte Boa, onde esteve patente a exposição “As voltas que o linho dá!”, um concerto pelo Grupo de Câmara de Esposende, a recriação do “Toque dos Búzios” e do “Cantar às Almas”, uma Caça ao tesouro e Jogos tradicionais, para além do programa radiofónico “Esposende, entre a Terra e o Mar: Fonte Boa, o Mar na Terra”, com convidados locais, à conversa sobre as vivências da terra, com destaque para os usos e costumes, ritos antigos e as lides do campo.
A encerrar o programa da Semana Cultural “Fonte Boa, o Mar na Terra”, houve animação com folclore e gastronomia, no Adro da Igreja Paroquial, na tarde de ontem.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Um comentário:

  1. Ora ai está mais uma iniciativa muito louvável,como estou a fazer o Caminho Português com os Amigos da Montanha de Barcelinhos por etapas tendo concluído este sábado a 5ªetapa chegando a Caldas de Reis.Prometo por mim que em breve irei fazer uma reportagem fotográfica sobre as características desse traçado no qual várias pessoas se têm empenhado de forma muito activa na sua implementação como rota alternativa e de grande interesse na divulgação do rico Património do Concelho de Esposende e suas gentes.

    ResponderExcluir