Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, o Museu de Esposende tem patente, na Sala dos Azulejos, uma exposição itinerante, proveniente do Polis Litoral Norte, intitulada “O Sargaço no Litoral Norte: tradições e novos usos”.
A mostra é complementada por um núcleo expositivo adicional criado pelo Museu de Esposende e especialmente dedicado ao sargaceiro do concelho, onde constam originais das alfaias do sargaço e do traje de trabalho e peças provenientes das colecções do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, da Associação Forum Esposendense, da Associação Barcos do Norte e do próprio Museu Municipal de Esposende.
Neste núcleo, o principal destaque vai para um “carrêlo” de transportar, quer a barca de ir ao sargaço, espécie de jangada de cortiça e madeira, quer o próprio sargaço, e que constitui uma peça única e original do início do século XX, remontando à comunidade sargaceira de Fão, hoje extinta. O próprio sargaço está também presente na exposição, com 8 das 15 espécies de macro algas conhecidas tradicionalmente no concelho, pelo seu aproveitamento como fertilizante agrícola.
A exposição conta ainda com a colaboração do Museu do Traje de Viana do Castelo, através do Núcleo Museológico do Sargaço em Castelo do Neiva, que apresenta um produto inovação, respondendo ao desafio de novos usos para o Sargaço, apresentando um perfumado Sabonete de Algas.
Dirigida a todos os públicos, com destaque para a comunidade escolar, para a qual propõe as oficinas “Conhecer as nossas algas” e “Sargaceiro por um dia”, a mostra constitui mais um motivo de interesse para os excursionistas e turistas que visitam Esposende durante o mês de Março, seduzidos pelos sabores do mar.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 31 de Março, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado e domingo das 15h00 às 18h00.
Refira-se que o Museu disponibiliza durante o mês de Março alguns artigos de Loja, nomeadamente os sabonetes de algas e as publicações do Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia.
Gabinete de Relações Públicas da CME
parabens e tudo muito interesante
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua visita e generosidade. Volte sempre.
ResponderExcluir