Integrado na Semana da Protecção Civil, a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito uma acção de sensibilização para problemática dos incêndios florestais junto dos mais jovens, nomeadamente para os alunos da Escola Básica Integrada (EBI) de Forjães e da Escola Profissional de Esposende.
A acção, organizada pelo Gabinete de Protecção Civil e Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, contou com a colaboração da Autoridade Florestal Nacional, que se fez representar através do Coordenador de Prevenção Estrutural do Distrito de Braga. Nesta acção, mais do que sensibilizar para as questões do correcto uso do fogo, foram dadas a conhecer algumas formas de utilização do fogo como medida auxiliar na silvicultura preventiva como os fogos controlados e as queimadas. Foram ainda abordados exemplos de utilização do fogo na supressão de incêndios florestais como as manobras de fogo táctico e os contrafogos.
Aprofundar o conhecimento dos mais jovens acerca da floresta, sensibilizando-os para a sua defesa e protecção foi o principal propósito desta iniciativa. De realçar o interesse e empenho demonstrados pelos presentes na actividade, destacando que a educação e formação do futuro cidadão, interveniente e responsável na sociedade, se afigura como vector estratégico no aumento da consciencialização da protecção florestal.
Gabinete de Relações Públicas da CME
Nenhum comentário:
Postar um comentário