Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, realiza-se hoje e amanhã, entre as 15h00 e as 19h00, no Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Esposende, um Seminário intitulado “Marketing para Restauração”.
Esta acção visa dotar os responsáveis pelas empresas de restauração do concelho de conhecimentos na área do marketing, que lhes permitam ajustar as estratégias das suas empresas, em função das necessidades do mercado, com vista ao desenvolvimento, progresso, aperfeiçoamento e maximização do seu negócio. Entre outros objectivos destaca-se a identificação da utilidade do Marketing nas Empresas, caracterização de novas tendências, preparar os participantes para a definição de objectivos de Marketing e elaboração das respectivas estratégias, bem como proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para a análise e gestão da comunicação publicitária e avaliação da mesma.
Como resultado final, pretende-se que os participantes neste Seminário elaborem uma estratégia de comunicação para o seu restaurante, um briefing para enviar a uma agência de publicidade, e que caracterizem os principais meios de comunicação e avaliem a eficácia da publicidade realizada.
Introdução ao Marketing, E-Marketing, As e-Buzzwords, Segmentando a Comunicação, A Comunicação Digital, O Briefing, Benefícios do Marketing na Restauração e O Plano de Comunicação são os temas a abordar neste Seminário que constitui mais um incentivo para que, cada restaurante, crie o seu modelo próprio de promoção e divulgação aplicando técnicas comerciais e de marketing na restauração.
Refira-se que, no âmbito do “Março com Sabores do Mar”, o Júri atribuirá uma menção honrosa à unidade de restauração que obtiver a melhor classificação no que toca à Promoção.
A competitividade do mercado português, com a entrada cada vez mais agressiva de marcas estrangeiras, em conjunto com os problemas económicos que Portugal atravessa actualmente, leva a que os quadros das empresas tenham que estar preparados para ajustar as estratégias delineadas para as suas empresas, em função do meio envolvente.
Assim sendo, uma das ferramentas a utilizar para conseguir ultrapassar as dificuldades do mercado, é tirar partido das ferramentas de marketing. A estratégia de comunicação de uma empresa, onde se inclui a comunicação via Web, deverá ser estruturada de acordo com os objectivos definidos, com o seu Consumidor, com o mercado e com a concorrência. Sabendo as características destes quatro vectores, poderá a empresa estar melhor preparada para enfrentar o seu mercado.
Gabinete de Relações Públicas da CME
Nenhum comentário:
Postar um comentário