ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Biblioteca Municipal de Esposende cativa mais novos para o livro e para a leitura



Ao longo do mês de Fevereiro, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, apresenta uma agenda repleta de actividades para os mais novos, a desenvolver pelos os Serviços Educativos no Pólo de Leitura de Forjães e na Ludoteca Municipal.
Assim, o público do "Especial Creche" poderá ouvir pequenas histórias animadas e contadas, das colecções do autor Klaartje Van Der Put e Kath Smith, a partir de um cenário original misturado com sons, canções e fantoches, onde os pequenos leitores vão descobrir, de uma forma divertida, alguns dos animais da quinta.
As crianças da Educação Pré–escolar podem também participar na leitura animada da história "A princesa baixinha", de Beatrice Masini. A partir de um cenário mágico é contada a história de uma corajosa princesa, numa viagem pelo reino da magia e da fantasia.
Para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a proposta para a Hora do Conto, passa pela história do conceituado escritor irlandês Oscar Wilde, "O príncipe feliz". No final, é proposto um jogo de tamanho gigante, onde as crianças poderão aprender, de forma lúdica, alguns pormenores da história, bem como questões de várias categorias, como tradição oral, História e poesia, entre outras.
Dado que no dia 9 de Fevereiro se comemora o Dia Europeu da Internet Segura, a Biblioteca Municipal propõe a realização de um jogo interactivo, através do qual os participantes são sensibilizados para a questão da segurança na Internet e os perigos que pode trazer. Este jogo e outras iniciativas no âmbito desta temática, irão decorrer dias 8 e 9 de Fevereiro, com possibilidade de se prolongarem durante todo o mês. De referir que esta iniciativa se insere na programação nacional das actividades da Rede de Espaços Internet, de que a Biblioteca Municipal de Esposende faz parte.
De notar que os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal registam uma forte adesão da comunidade educativa, obrigando mesmo a reposição de actividades, como por exemplo, "Uma Historia de Dedos", de Luisa Ducla Soares, da programação de Janeiro, que, a pedido de várias instituições, será reposta em Fevereiro.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário