quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Aprovado orçamento de 5 milhões de euros da Esposende Ambiente para 2010



A Câmara Municipal de Esposende aprovou, por unanimidade, o Plano Plurianual de Investimentos da Entidade Empresarial Municipal Esposende Ambiente (EAmb) para o ano de 2010, com um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros.
A maior parte da verba – cerca de 3,5 milhões – será canalizada para o alargamento da rede de saneamento, sendo que 2010 será o ano de conclusão das empreitadas em curso, nomeadamente nas freguesias de Antas e Palmeira de Faro, assim como da entrada em funcionamento das obras de Gandra e Belinho, muito recentemente concluídas e em fase de recepção provisória.
Estas novas infra-estruturas representam mais de 1 850 possíveis ligações à rede, elevando a taxa de cobertura da rede de drenagem de águas residuais no concelho para cerca de 85%, o que representa um aumento de aproximadamente 10% relativamente aos números actuais. Refira-se, a propósito, que ao nível do abastecimento de água, Esposende regista uma taxa de cobertura de praticamente 100%.
Em termos de objectivos traçados para o próximo ano, a Esposende Ambiente visa, de um modo geral, dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo, no sentido da melhoria contínua da qualidade de vida da população e da promoção da sustentabilidade ambiental do concelho, constituindo-se como uma empresa de referência no sector em que desenvolve a sua actividade.
A manutenção da certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente constitui outra das metas para o próximo ano, estando em perspectiva a certificação ao nível da responsabilidade social e a implementação de projectos na área da Gestão Sustentada da Energia e da elaboração do seu Relatório da Sustentabilidade.
No âmbito da melhoria na prestação de serviços, é intenção da empresa manter uma grande aposta na Gestão de Clientes, não apenas no sentido de angariar novos clientes, mas de forma a que os serviços prestados o sejam de forma continuadamente mais eficiente e com maior qualidade.
Aliás, um dos mais importantes objectivos da EAmb continua a ser o de aumentar as taxas de cobertura e de adesão ao sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais e a taxa de adesão ao sistema público de abastecimento de água, pelo que a aposta da empresa prosseguirá a este nível.
A redução das perdas de água e detecção e controlo de infiltrações na rede de saneamento é outra das prioridades, sendo que, a este nível, foram dados já passos muito significativos, o que permitiu reduzir e manter em cerca de 15% a taxa de perdas de água, um valor que constitui já uma referência ao nível nacional.
A formação e valorização dos recursos humanos da empresa vão continuar a merecer especial atenção, possibilitando que muitos trabalhos técnicos, que anteriormente eram contratados, possam ser efectuados pelos colaboradores da empresa, o que representa a contínua motivação de todos e uma clara vantagem ao nível económico-financeiro.
No que respeita aos serviços de limpeza pública e de espaços verdes, perspectiva-se a implementação dos Planos de Gestão, elaborados com o objectivo primordial de promover a definição de novas e mais arrojadas estratégias, melhorando os projectos de limpeza de praias e pinhais, a limpeza pública, a recolha selectiva, a gestão da Linha Verde, entre vários outros aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário