ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Município de Esposende





Município de Esposende distinguido por participação no Ano Nacional da Colaboração

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu, ontem, das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os certificados de participação do Município no Ano Nacional da Colaboração.


A sessão de encerramento do Ano Nacional da Colaboração, iniciativa promovida em 2019 pelo Fórum para Governação Integrada, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, decorreu no Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O Ano Nacional de Colaboração traduziu-se numa iniciativa de âmbito nacional que teve como objetivo mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos cidadãos/as e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis. O Município de Esposende associou-se, desde logo, ao evento procurando envolver as instituições e os cidadãos em torno de projetos e iniciativas que contribuam para este desiderato.

Neste contexto, enquadram-se o Ativo +, um programa direcionado para a terceira idade e promotor do envelhecimento ativo, que visa promover a qualidade de vida dos seniores, numa perspetiva de inclusão social, valorizando os direitos para a cidadania, e contribuindo, consequentemente, para um envelhecimento ativo segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Este programa mereceu o reconhecimento dos promotores do Ano Nacional da Colaboração, bem como o “Fórum de Práticas Colaborativas” e a iniciativa “O Poder da Colaboração em Esposende” enquanto exemplos para o “reforço de uma cultura colaborativa na sociedade portuguesa”.

A participação no Ano Nacional da Colaboração enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município de Esposende verteu para o seu plano de ação, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Em linha com as declarações do Presidente da República, que defendeu “a partilha, a entreajuda, o entrosamento, o encontro constante de vontades, de propósitos e de ações”, o autarca Benjamim Pereira refere que “o Município está perfeitamente alinhado e inteiramente empenhado neste desígnio desenvolvendo uma estratégia que privilegia as parcerias e o trabalho em rede”.