ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende motiva 600 crianças para consumo de fruta
No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, e integrado no Plano Municipal de Promoção da Saúde, o Município de Esposende vai envolver, no presente ano letivo, no projeto “Heróis da Fruta: lanche escolar saudável”, cerca de 600 crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
Este projeto, ao qual o Município aderiu desde a primeira hora, visa motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e a manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, nomeadamente no que se refere ao consumo diário de fruta. Assim, e durante cerca de 12 semanas, as crianças são desafiadas ao seu consumo através da realização de diversas atividades, e, como consequência dessa decisão, arrecadam estrelas de mérito.

A par da dinâmica que caracteriza o projeto, o Município desenvolve um conjunto de outras atividades adicionais, com vista ao reforço da motivação das crianças para a ingestão diária da fruta. Assim, e com a colaboração da Escola Profissional de Esposende, as turmas do 3.º ano participam, de forma direta e ativa, em atividades lúdicas, nomeadamente na confeção de espetadas, batidos e cocktails de fruta. Por sua vez, as crianças dos jardins-de-infância participam numa atividade criada especificamente para esta faixa etária, que envolve um conjunto de jogos e outras iniciativas que visam estimular os seus sentidos, e consciencializar para uma escolha saudável no que se refere à sua alimentação.
Já os alunos do 4.º ano são convidados a visitar o Mercado Abastecedor de Braga, através da sua participação no programa “5 Ao Dia”, o qual tem por objetivo a promoção do consumo diário de cinco porções de frutas e hortícolas, de modo a potenciar uma alimentação saudável e promover a alteração de hábitos alimentares que conduzem à adoção de estilos de vida saudáveis, contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade. Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional, da responsabilidade da ASSOCIAÇÃO 5 AO DIA, que inclui uma visita às instalações do Mercado Abastecedor, a visualização da história “Eu Nunca na Vida Comerei Tomate”, a realização de uma sementeira de leguminosas e a preparação de uma salada de fruta.
Para os alunos dos 1.º e 2.º anos, e em colaboração com a Missão Continente, é desenvolvida a atividade “Prova dos 5”, onde as crianças conhecem as cinco principais cores dos legumes e frutas e a sua importância para a saúde segundo esta caracterização, e têm contacto com outros legumes e frutas de consumo pouco frequente, entre várias outras atividades lúdicas facilitadoras na estimulação de comportamentos alimentares saudáveis.
Considerando o baixo consumo de fruta por parte das crianças e os consequentes efeitos negativos para a sua saúde, o Município de Esposende associa-se, assim, à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil na dinamização e implementação deste projeto, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças do concelho.

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836