ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GATERC encerra 2.º Encontro de Teatro Amador de Esposende com a peça "Avante Mamozelles"


O 2.º Encontro de Teatro Amador de Esposende chega ao fim amanhã, dia 10 de Dezembro, com a apresentação da mais recente produção do GATERC – Grupo Amador Teatro Esposende e Rio Cávado, que organiza o evento.
Trata-se da peça "Avante Mamozelles", um espectáculo baseado na comédia "SIK-SIK - O Profissional da Magia", de Eduardo de Filippo, no filme "O Baile" de Ettore Scola", e no entremez do séc XIX "O Tocador de Flauta".
A acção desenrola-se num salão de dança. O dono de espaço, o famosíssimo mágico SIK-SIK, para animar os clientes, decide preparar uma surpresa para uma noite diferente do habitual, realizar alguns números com a ajuda da sua acompanhante, a juvilante e graciosa, Giorgetta.
Algo não corre como planeado e para o sucesso do show, o mágico é forçado, à última da hora, a substituir inesperadamente Nicola por Rafaele, o seu ajudante que costuma fazer-se passar por público...
Para além destes personagens, a encenação conta com os clientes e um tocador de flauta: um desfile de sucessivas caricaturas que vão sendo apresentadas: as personagens do tímido, do abusador, do auto-convencido, do bajulador, do símbolo de autoridade.... O mesmo se dá com as diferentes personagens femininas. Todas elas se vão identificando e revelando com os factos e os contextos apresentados. Homem versus Mulher durante o baile.
A banda sonora convidará os personagens a entrarem numa viagem pelo imaginário dos musicais. Os músicos, ao vivo, irão ritmar as passagens de cenas em que não há baile.
A peça, com encenação de Jorge Alonso, sobe ao palco, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, correndo o pano sobre esta segunda edição do Festival de Teatro Amador, por onde passaram o Grupo de Teatro Amador de Fão (GATA), o Grupo de Teatro da Juventude Unida de Marinhas (JUM) e o Grupo Unhas do Diabo, de Ponte de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário