Divisão de Honra – A.F.B. - Série A
25ª
jornada-2024/25
Vitória, Vitória continua a história…
Na sua caminhada, sempre árdua e abnegada, o Esposende-ADE- recebeu no seu estádio o Club Desportivo Maximinense, clube emblemático da cidade de Braga, tendo vencido o seu opositor por uns claros 3-0, com 2-0 ao intervalo.
Foi um jogo sem grande “história”, uma vez que a ADE se impôs ao seu adversário de uma forma natural, tendo o domínio territorial durante todo o jogo e o Maximinense apenas criou duas oportunidades de golo, tendo o Keeper esposendense Nuno Marques, feito uma espetacular defesa num forte remate de um avançado do Maximinense. No geral, o setor defensivo da ADE mostrou-se coeso, com grande espírito de entreajuda e não é por acaso, que o Esposende tem a melhor defesa, em plano de igualdade com o Martim, sofrendo apenas 12 golos e 52 golos marcados, melhor ataque desta Divisão de Honra, série A.
O Maximinense bateu-se bem, com as suas “armas” e as suas limitações, ocupa neste momento o 12º lugar com 27 pontos (V.7/ 6.E/12. D.) permanecendo nos limites da despromoção.
Foi uma tarde desportiva animada com uma grande atuação dos “Ultra Lobos do Mar” e é deliciante observar aqueles jovens, homens e mulheres, a aplaudirem o Esposende, de uma forma vibrante e de paixão pela ADE. Os nossos parabéns àqueles maravilhosos atores e atrizes que muito nos honra e que farão parte, atual e futuramente, da história do ESC/ADE, sendo o 12º jogador merecedores de cartões “Brancos”, um exemplo de comportamento para muitas claques desportivas deste nosso País .
Os golos da ADE foram marcados por Mateus (16´), Francisco Vale (90´+ 6) e André Menina (53´).
Em destaque o jogador Paulo Júnior do Maximinense, muito tecnicista e batalhador, o seu melhor jogador e que fez uma boa exibição mas, uma “andorinha não faz a primavera”..
Para a próxima semana , a ADE desloca-se ao F.C. Amares e espera-se uma nova vitória, pelo menos, essa esperança prevalece em todos nós, esposendenses.
Faltam cinco jornadas para terminar esta Divisão de Honra e Esposende tem de se deslocar a Amares, Roriz, e Porto D´Áve e receberá , no seu estádio, o histórico Sá Pereira, o Marca e o Martim , um grande duelo, com esta equipa, e que eventualmente poderá ser decisivo para a disputa do campeão.
Neste momento, a ADE comanda com 60 pontos (52-12), seguido pelo Martim com 57 pontos (41-12) sendo o Águias de Alvelos o “último” do “podium”, com 47 pontos, já muito distante para a luta pelo primeiro lugar.
Na “cauda da Tabela” encontra-se em 13º o Este 25 pontos, o 14º Marca com 20, 15º o Amares com15 e finalmente em 16º o Granja com apenas 8 pontos -21 derrotas, 2 empates e 2 vitórias.
Um abraço fraterno aos nossos leitores e ao Dr. Fernando Rites, sempre incansável, a publicar esta crónica desportiva, há já longos anos, no seu ativo Blog.
Resultados do Pró-Nacional
Jornada 28:
Forjães 2 Ponte 1
Vila Chã 1 Vieira 0
Marinhas 0 Santiago Mascotelos 0
1ª Divisão da AFB- série A
Mouquim 3 Estrelas de Faro 1
V.D.J.
Carlos M.L.Barros
Esposende, 30 de marçode 2025