Pelo 10.º ano consecutivo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende e a Câmara Municipal de Esposende associam-se à campanha nacional de prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovendo atividades de sensibilização junto da comunidade.
Em Portugal, a campanha simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, por iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pelas 312 CPCJ existentes no país que realizam numerosas ações de sensibilização para a prevenção contra os maus-tratos.
Esta campanha anual sensibiliza para a prevenção dos maus-tratos, práticas muito lesivas para as crianças que deixam marcas profundas no seu desenvolvimento. Os estudos revelam que os maus-tratos acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo muitas formas: negligência, abandono, maus-tratos físicos e psicológicos, abuso sexual.
Tendo como símbolo um laço azul e como slogan “Serei o que me deres, que seja amor”, esta campanha, visa chamar a atenção da comunidade para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.
Portugal é um dos países onde esta iniciativa tem maior expressão e dimensão. Todos os anos, as CPCJ envolvem escolas, municípios, associações desportivas, dinamizando milhares de crianças e adultos em atividades e ações de sensibilização.
À semelhança dos anos transatos, a CPCJ de Esposende, com a colaboração do Municipio, dos estabelecimentos de ensino, da GNR e de algumas IPSS locais, irá promover um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta problemática.
A edição de 2025 irá contemplar a Iluminação, a cor azul, de um edifício icónico no concelho, desta vez, o Museu Marítimo de Esposende.
Serão publicadas mensagens alusivas à campanha, em diversos suportes, realizadas duas ações de sensibilização sobre a prevenção dos maus-tratos junto dos/das alunos/as da EB de Vila Chã e da EB de Rio Tinto, seguindo-se operações stop, com a colaboração da GNR, no âmbito do programa Escola Segura, com a entrega, aos/às condutores/as de um flyer alusivo à campanha.
A concluir a campanha, um Laço Azul Humano será formado no dia 30 de abril, às 11h30, na EB de Fão. Nas diferentes atividades a realizar serão distribuídos, às crianças participantes, panamás e pulseiras alusivas à campanha.