Os bilhetes-postais, ou simplesmente postais, surgiram como uma forma prática e acessível de comunicação, especialmente popular a partir da segunda metade do século XIX. Feitos de pedaços de cartão, na maioria retangulares, percorriam várias direções, levando mensagens e imagens que conectavam remetentes e destinatários em diferentes partes do mundo.
É com imensa satisfação que anuncio a inauguração da exposição virtual "Postais da Catedral de Notre Dame de Paris - Parte I", disponível no blogue Esposende e o seu concelho. Esta coleção de cartões postais, proveniente do meu acervo pessoal, oferece um vislumbre da história e da beleza incomparável desta icónica catedral. Expresso o meu profundo agradecimento ao estimado amigo Manuel Miranda Losa pelo valioso apoio na concretização deste projeto. Convido todos a visitarem e apreciarem esta exposição.
Algumas informações foram extraídas do livro "Notre-Dame: A História de uma Catedral" de Ken Follett.
A Catedral de Notre-Dame, localizada na Île de la Cité, em Paris, é uma das obras-primas da arquitetura gótica e um dos monumentos mais icônicos da França.
A Catedral de Notre-Dame de Paris começou a ser construída em 1163, sob o reinado de Luís VII. A cerimônia de colocação da pedra fundamental contou com a presença do Papa Alexandre III, marcando simbolicamente o início de uma obra monumental.
Concebida no estilo gótico francês, a catedral é famosa por suas inovações arquitetônicas, como os arcos ogivais, os contrafortes voadores e os vitrais elaborados. Esses elementos não apenas aprimoraram a estrutura e a iluminação do edifício, mas também estabeleceram um padrão para as construções religiosas da época.
As obras principais foram concluídas em 1345, mais de 180 anos após o início da construção. No entanto, melhorias e reformas ocorreram ao longo dos séculos, adaptando a catedral às necessidades e transformações de cada período.
Notre-Dame também desempenhou um papel central na história da França, sendo o cenário de eventos marcantes. Entre eles, destacam-se a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804, e a beatificação de Joana d'Arc, em 1909, reforçando sua importância como símbolo cultural e espiritual.
- 146 – PARIS - Vue générale de la Cité. M.
- Vista geral da cidade
- Edition Cosson, Rue Pierre-Chausson – Paris
- 235. PARIS – Eglise Notre-Dame
- Igreja de Notre-Dame
-
Sem menção ao
fotógrafo ou editor
- PARIS… en flnânt
- H 816 – vue panoramique
- Prise de Notre-Dame
- PARIS… enquanto passeia
- H 816 – vista panorâmica
- Tomada de Notre-Dame
- “Les Editions d´Art YVON”, Paris, 15 Rue Martel (x)
- Reprodution Interdite - Fabrication Française
-
Ano de
circulação: 1949
- PARIS – La Flèche de Notre-Dame et la Seine. Notre-Dame Spire and the Seine
- A flecha de Notre-Dame e o Sena. Pináculo de Notre-Dame e o Sena
- Editions de Luxe “Estel” Lavelle & Cie
- 84, Rue Lecourbe, Paris XV b - Reprodution Interdite
-
Ano de
circulação: 1957
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- 326 Abside de la Cathédral Notre-Dame
- Abside da Catedral de Notre-Dame
- Andé LECONTE, 38, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris
- Ed. d´Art “GUY” – Fabrication Française – Reprod. Interdite
- 78 – Notre-Dame de Paris. La nef, vue du Choeur
- Notre Dame de Paris. A nave vista do Coro
- Serv. Commercial Monuments Historiques
- Gd. Palais. Av. Alexandre III – Porte G. Paris
Durante a Revolução Francesa, a catedral foi saqueada, e muitas de suas estátuas (imagens sacras) foram destruídas. No século XIX, graças ao romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo, a catedral ganhou atenção pública, resultando em uma grande restauração liderada pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc.
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- La cathedral Notre-Dame (1163-1260): la statue de Notre-Dame de Paris (XIVe siècle) provenant de l´ancienne chapelle Saint-Aignan
- Catedral de Notre-Dame (1163-1260): a estátua de Notre-Dame de Paris (século XIV) da antiga capela de Saint-Aignan
- Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
-
Imprimé en
Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
- A Catedral de Notre-Dame (1163-1260)
- Détails de la partie nord de la clôture du choeur: La Visitation, l´Annonce fait aux bergers, la Nativité
- Detalhes da parte norte do recinto do coro: A Visitação, o Anúncio aos pastores, a Natividade
- Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
-
Imprimé en
Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
- A Catedral de Notre-Dame (1163-1260):
- Le choeur et la nef centrale: au fond, le grand orgue de Cavailllé-Coll (1863)
- O coro e a nave central: ao fundo, o grande órgão de Cavailllé-Coll (1863)
- Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
-
Imprimé en
Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- La cathedral Notre-Dame (1163-1260): Le choeur et, à droite, la statue de Notre-Dame de Paris (XIVe siècle)
- Catedral de Notre-Dame (1163-1260): O coro e, à direita, a estátua de Notre-Dame de Paris (século XIV)
- Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
- Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
- Paris
- 927 – Notre-Dame. La Rosace Sud.
927 – Notre Dame. A rosácea sul.
- Reproduction Interdite – Made in France
- Paris et ses Mervelles
- Paris e suas Maravilhas
- La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
- A Catedral de Notre-Dame (1163-1260)
- La rosace ouest et les grandes orgues
- A rosácea poente e os grandes órgãos
- Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
- Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte