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quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

"Postais da Catedral de Notre Dame de Paris - Parte I"

Os bilhetes-postais, ou simplesmente postais, surgiram como uma forma prática e acessível de comunicação, especialmente popular a partir da segunda metade do século XIX. Feitos de pedaços de cartão, na maioria retangulares, percorriam várias direções, levando mensagens e imagens que conectavam remetentes e destinatários em diferentes partes do mundo.

É com imensa satisfação que anuncio a inauguração da exposição virtual "Postais da Catedral de Notre Dame de Paris - Parte I", disponível no blogue Esposende e o seu concelho. Esta coleção de cartões postais, proveniente do meu acervo pessoal, oferece um vislumbre da história e da beleza incomparável desta icónica catedral. Expresso o meu profundo agradecimento ao estimado amigo Manuel Miranda Losa pelo valioso apoio na concretização deste projeto. Convido todos a visitarem e apreciarem esta exposição.

Algumas informações foram extraídas do livro "Notre-Dame: A História de uma Catedral" de Ken Follett.

A Catedral de Notre-Dame, localizada na Île de la Cité, em Paris, é uma das obras-primas da arquitetura gótica e um dos monumentos mais icônicos da França.

A Catedral de Notre-Dame de Paris começou a ser construída em 1163, sob o reinado de Luís VII. A cerimônia de colocação da pedra fundamental contou com a presença do Papa Alexandre III, marcando simbolicamente o início de uma obra monumental.

Concebida no estilo gótico francês, a catedral é famosa por suas inovações arquitetônicas, como os arcos ogivais, os contrafortes voadores e os vitrais elaborados. Esses elementos não apenas aprimoraram a estrutura e a iluminação do edifício, mas também estabeleceram um padrão para as construções religiosas da época.

As obras principais foram concluídas em 1345, mais de 180 anos após o início da construção. No entanto, melhorias e reformas ocorreram ao longo dos séculos, adaptando a catedral às necessidades e transformações de cada período.

Notre-Dame também desempenhou um papel central na história da França, sendo o cenário de eventos marcantes. Entre eles, destacam-se a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804, e a beatificação de Joana d'Arc, em 1909, reforçando sua importância como símbolo cultural e espiritual.


  1. 146 – PARIS - Vue générale de la Cité. M.
  2. Vista geral da cidade
  3. Edition Cosson, Rue Pierre-Chausson – Paris
 
  1. 235. PARIS – Eglise Notre-Dame
  2. Igreja de Notre-Dame
  3. Sem menção ao fotógrafo ou editor 
  1. PARIS… en flnânt
  2. H 816 – vue panoramique
  3. Prise de Notre-Dame
  4. PARIS… enquanto passeia
  5. H 816 – vista panorâmica
  6. Tomada de Notre-Dame
  7. “Les Editions d´Art YVON”, Paris, 15 Rue Martel (x)
  8. Reprodution Interdite - Fabrication Française
  9. Ano de circulação: 1949 
Em 15 de abril de 2019, um incêndio devastador atingiu a catedral, destruindo a emblemática flecha projetada por Viollet-le-Duc, grande parte do telhado e parte da abóbada.
A origem do incêndio foi provavelmente acidental, relacionada a trabalhos de restauração que estavam em curso.
  1. PARIS – La Flèche de Notre-Dame et la Seine. Notre-Dame Spire and the Seine
  2. A flecha de Notre-Dame e o Sena. Pináculo de Notre-Dame e o Sena
  3. Editions de Luxe “Estel” Lavelle & Cie
  4. 84, Rue Lecourbe, Paris XV b - Reprodution Interdite
  5. Ano de circulação: 1957
 
  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. 326 Abside de la Cathédral Notre-Dame
  4. Abside da Catedral de Notre-Dame
  5. Andé LECONTE, 38, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris
  6. Ed. d´Art “GUY” – Fabrication Française – Reprod. Interdite
 

  1. 78 – Notre-Dame de Paris. La nef, vue du Choeur
  2. Notre Dame de Paris. A nave vista do Coro
  3. Serv. Commercial Monuments Historiques
  4. Gd. Palais. Av. Alexandre III – Porte G. Paris

Durante a Revolução Francesa, a catedral foi saqueada, e muitas de suas estátuas (imagens sacras) foram destruídas. No século XIX, graças ao romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo, a catedral ganhou atenção pública, resultando em uma grande restauração liderada pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc.

 
  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. La cathedral Notre-Dame (1163-1260): la statue de Notre-Dame de Paris (XIVe siècle) provenant de l´ancienne chapelle Saint-Aignan
  4. Catedral de Notre-Dame (1163-1260): a estátua de Notre-Dame de Paris (século XIV) da antiga capela de Saint-Aignan
  5. Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
  6. Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte

  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
  4. A Catedral de Notre-Dame (1163-1260)
  5. Détails de la partie nord de la clôture du choeur: La Visitation, l´Annonce fait aux bergers, la Nativité
  6. Detalhes da parte norte do recinto do coro: A Visitação, o Anúncio aos pastores, a Natividade
  7. Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
  8. Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte 
 
  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
  4. A Catedral de Notre-Dame (1163-1260):
  5. Le choeur et la nef centrale: au fond, le grand orgue de Cavailllé-Coll (1863)
  6. O coro e a nave central: ao fundo, o grande órgão de Cavailllé-Coll (1863)
  7. Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
  8. Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. La cathedral Notre-Dame (1163-1260): Le choeur et, à droite, la statue de Notre-Dame de Paris (XIVe siècle)
  4. Catedral de Notre-Dame (1163-1260): O coro e, à direita, a estátua de Notre-Dame de Paris (século XIV)
  5. Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
  6. Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
 
  1. Paris
  2. 927 – Notre-Dame. La Rosace Sud.
  3. 927 – Notre Dame. A rosácea sul.
  4. Reproduction Interdite – Made in France

  1. Paris et ses Mervelles
  2. Paris e suas Maravilhas
  3. La Cathédral Notre-Dame (1163-1260)
  4. A Catedral de Notre-Dame (1163-1260)
  5. La rosace ouest et les grandes orgues
  6. A rosácea poente e os grandes órgãos
  7. Editiond “GUY”, rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, Paris 4
  8. Imprimé en Italie – Reproduction Interdite – Production Leconte
   CONTINUA