segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Município de Esposende convida comunidade a refletir sobre o património cultural

 

Jornadas Europeias do Património – 20, 21 e 22 de setembro


O Município de Esposende, à semelhança de anos anteriores, vai associar-se às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que, em Portugal, é coordenada pelo Património Cultural, I.P.

 

A edição 2024 decorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, subordinada ao tema “Rotas, Redes e Conexões”, visando a sensibilização dos cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras.

 

Procurando ainda valorizar o mosaico cultural europeu, o Município de Esposende preparou um programa cultural diverso e descentralizado no território. Pretende, desta forma, despertar e sensibilizar os públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural. Trata-se, pois, de uma oportunidade para a comunidade refletir sobre um património comum e um desafio para celebrar as redes culturais que a unem.

 

Nesta perspetiva, a programação destas Jornadas inicia, precisamente, com a apresentação de uma publicação centrada no Naufrágio Quinhentista de Belinho, onde inclusivamente as Rotas, Redes e Conexões são abordadas. Trata-se do livro “Patrimónios Emersos e Submersos - Do Local ao Global”, cuja sessão de apresentação terá lugar no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 18h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.  No mesmo dia, às 21h30, a Igreja da Misericórdia de Esposende acolhe o concerto “Falando de Música”, com a Sinfonietta de Braga e Catarina Gonçalves (violoncelo).

 

No dia 21 de setembro (sábado) é proposta a Observação da Natureza "Pela lente... um olhar sobre o Património", orientada pelo fotógrafo de Natureza Carlos Rio. A atividade vai decorrer no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, a partir das 8h30, estando sujeita a inscrição prévia, a formalizar até 19 setembro, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt. No período da tarde, a partir das 15h00, decorre, no Centro Interpretativo de S. Lourenço, a tertúlia “Hippos” & Hominídeos - tempo e espaço, e, às 17h00, o Coreto da Alameda do Bom Jesus, em Fão, é palco do CORETO CON(VIDA) – Circo Contemporâneo, com Direção artística de Claúdia Nóvoa.

 

A encerrar a programação, no dia 22 (domingo), às 16h30, no Castro de S. Lourenço, a Companhia de teatro Infantojuvenil “Boca de Cena” apresenta o espetáculo teatral “A Moira e o Bardo”, com conceção e encenação de Hugo Direito Dias.

 

Todas as atividades têm entrada livre, sujeita, contudo, à lotação dos espaços.

 

A estratégia cultural e o investimento do Município nesta vertente convergem para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente a valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, bem como a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o Património Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário