quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Esposende coorganiza 4.º Congresso Intermunicipal Sobre Proteção de Crianças e Jovens

 

Evento decorre hoje e amanhã em Vila Verde


Sob a temática “As margens também são estrada”, decorre, hoje e amanhã, em Vila Verde, o 4.º Congresso Intermunicipal Sobre Proteção de Crianças e Jovens, uma organização conjunta das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e municípios de Esposende, Vila Verde, Famalicão e Barcelos.

O evento, que decorre na Adega Cultural de Vila Verde, com a participação de centenas de técnicos, tem como objetivo central a articulação, concertação e aprofundamento de conhecimentos e práticas no domínio da promoção dos direitos e da proteção de crianças e jovens, contemplando diversas conferências e sessões temáticas com oradores de renome nacional.

 

Em representação do Município de Esposende, a Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, Alexandra Roeger, interveio na sessão de abertura, onde usaram também da palavra os autarcas ou representantes dos demais municípios.

 

Notando que Esposende acolheu a primeira edição do Congresso, em 2014, Alexandra Roeger referiu que esta parceria surgiu da vontade de se potenciar uma maior articulação e trabalho em parceria entre as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, traduzindo-se num sucesso, com edições realizadas, respetivamente, em Esposende, Famalicão, seguida de Barcelos e, agora, em Vila Verde. Agradeceu à organização e, em particular à Câmara Municipal de Vila Verde, na pessoa da Presidente Júlia Fernandes, todo o empenho e bom acolhimento, e deu nota de que a próxima edição decorrerá igualmente em Esposende. Alexandra Roeger aludiu à qualidade dos oradores e dos temas escolhidos para as comunicações deste 4.º Congresso Intermunicipal, considerando que vão plenamente ao encontro das novas problemáticas e desafios.

 

Efetivamente, nas várias intervenções da sessão de abertura, foram realçados determinados aspetos, desde logo o facto de que, desde a primeira edição, há uma década, o mundo e a sociedade transformaram-se significativamente, sendo que algumas das problemáticas à data identificadas se alteraram, algumas ganhando novos contornos e gravidade e outras emergindo por razões várias.

 

A imigração/migração é um dos fatores que ganhou uma nova relevância e que acarreta novos desafios a toda a comunidade, designadamente à escolar. Os vários intervenientes na abertura realçaram este fenómeno e as dificuldades sentidas, mas também as oportunidades que se geram.

 

Outra das grandes mudanças foi a plena instalação do mundo digital, com as redes sociais a assumirem um papel muito crítico no que diz respeito à segurança de crianças e jovens.

 

Foi, ainda, referida a questão da pandemia, que trouxe novos desafios e fez realçar os problemas de saúde mental e a urgência desta se assumir como da maior relevância na definição as políticas públicas e das ações a empreender.

 

Enquanto entidade coorganizadora deste evento, o Município de Esposende contribui para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário