segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Benjamim Pereira encerra em Gemeses visita às freguesias

 A encerrar o ciclo de visitas às freguesias, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, deslocou-se, hoje, a Gemeses, dando por concluído o périplo que se destinou a avaliar os investimentos em cada uma das localidades.

Acompanhado dos Vereadores Guilherme Emílio, Alexandra Roeger, Sérgio Mano e Rui Losa e do Presidente da Conselho de Administração da empresa municipal Esposende Ambiente, Paulo Marques, Benjamim Pereira reuniu primeiramente na sede da Junta de Freguesia com o executivo, nomeadamente o Presidente Eduardo Maia, Andreia Vale e Sandra Arantes, nomeadamente secretária e tesoureira, deslocando-se depois ao terreno, para melhor aferição das questões abordadas.

 


Foi, assim, discutido o plano de investimentos na freguesia de Gemeses, onde se integra a melhoria das condições do Clube Náutico, nomeadamente do acesso ao rio e de transporte dos atletas. Benjamim Pereira garantiu que a autarquia vai assegurar a beneficiação do ancoradouro e financiará a aquisição de uma viatura de transporte de passageiros. Foi, ainda, abordada a necessidade de criação de um espaço de estacionamento na envolvente e decidido encetar procedimentos com vista à sua concretização.

 

Com o intuito de fixar população na freguesia o Município vai concretizar, ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, a construção de habitação em Gemeses, fogos que se destinam ao arrendamento a custos controlados. As novas moradias serão construídas na denominada zona desportiva, junto ao polidesportivo de Gemeses, e visam dar resposta à necessidade de habitação, nomeadamente por parte de casais jovens. No âmbito deste investimento na zona nobre da freguesia será também requalificada a Rua Paulo Gonçalves, concretizando a beneficiação de todo a envolvente. Da parte da Câmara Municipal ficou também a garantia da substituição do piso do polidesportivo, o qual se apresenta degradado.

 

Os autarcas abordaram igualmente a possibilidade do antigo Jardim de Infância de Gemeses ou da Escola Básica do Souto, edifícios que se encontram devolutos, poderem vir a acolher um projeto socioeducativo para jovens do concelho com necessidades educativas especiais.

 

A requalificação da rede viária da freguesia fez também parte da ordem de trabalhos desta visita. Em Gemeses será, assim, concretizada a beneficiação da Avenida da Igreja, da Rua das Bocas e da Rua dos Combatentes, intervenções apontadas como relevantes para a melhoria da circulação e da segurança destas artérias.

 

A construção de um pavilhão para a Junta de Freguesia, o alargamento do cemitério e a construção da Casa Mortuária foram outros dos assuntos abordados, assim como a construção da ponte pedonal que ligará Fonte Boa a Gemeses, projeto que o Município quer ver concretizado no âmbito do conceito de mobilidade suave que está na base da criação da rede de ecovias no território concelhio.  

 

“Concluímos, hoje, a ronda de visitas às freguesias, onde aferimos junto dos autarcas e das populações os projetos em execução ou em vias de concretização ao abrigo do plano de investimento e desenvolvimento que traçamos para o concelho e que foi amplamente sufragado”, refere o Presidente da Câmara Municipal. “Estamos a concretizar os compromissos assumidos com cada uma das freguesias, atendendo às suas prioridades e necessidades”, vinca Benjamim Pereira, sublinhando que “em causa está um enorme volume de investimento em múltiplas intervenções”. O autarca nota que há a considerar também o forte investimento em projetos estruturantes e determinantes para o crescimento e engrandecimento do território concelhio, onde se inclui o Parque da Cidade, o edifício do IPCA e os projetos do Forte de S. João Baptista e da antiga Estação Radionaval de Apúlia. Uma estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário