783 alunos acompanhados
no âmbito de programa Rumo
ao Sucesso Escolar em Esposende
O Município de Esposende totalizou, ao longo do primeiro
período letivo, um total de 783 intervenções, no âmbito do Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo
ao Sucesso” que se prolonga até
abril de 2021 e incidirá sobre os alunos que apresentam dificuldades na
aprendizagem.
Dirigido a alunos
da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em situação ou em
risco de insucesso e abandono
escolar, o projeto
visa a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares. Está
associada a este uma intervenção profunda de combate ao insucesso escolar,
compreendendo a intervenção com as famílias e a articulação da ação das escolas
e com os diferentes parceiros locais. Segundo a vereadora da Educação, Angélica
Cruz, com este Projeto “que está a ser muito acarinhado e apropriado por todas
as organizações escolares do nosso território, bem como pelos técnicos afetos
ao mesmo, pretende-se combater o insucesso escolar e reduzir as saídas precoces
do sistema educativo, promovendo o reforço das aprendizagens e o
desenvolvimento de competências, potenciando uma relação positiva com a escola
”.
Em Esposende, o projeto
municipal de combate ao insucesso escolar está estruturado em três subprojetos:
“Núcleo de intervenção
com os alunos e as famílias”, “Clubes de motivação e ativação de competências”
e “Educação pela arte”.
As oficinas/clubes encontram-se em
funcionamento desde meados de outubro, registando a frequência de 100 alunos no
Clube de Karaté, 37 no Clube Mais Capacidade (que compreende Xadrez e Jogos
Matemáticos), 241 no Centro de Recursos Digitais e no Clube de Competências
Digitais. Os restantes alunos dividem-se pelos Clubes de Ciências Experimentais
(60) e pelas Oficinas de Música, Dança e Teatro (262).
No projeto de intervenção com os alunos e as famílias,
foram identificados 108 alunos e avaliados 83, ao nível das valências de
Psicologia e de Terapia da Fala.
Nesta primeira avaliação
da fase de implementação do projeto Rumo
ao Sucesso, merece destaque o elevado número de intervenções,
salientando-se o bom acolhimento e integração dos profissionais nas Unidades Orgânicas
e uma excelente relação estabelecida com as comunidades educativas.
Realce, ainda, para o modelo
de coadjuvação pedagógica, implementado no Centro de Recursos Digitais, alcançando
maiores índices de assiduidade dos alunos e promovendo a maior articulação com
a componente curricular.
Estes resultados foram apresentados às direções
dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues
Sampaio e Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina, altura que serviu
para a redefinição de estratégias de intervenção.
Ainda
no âmbito da avaliação a esta fase de implementação do projeto Rumo ao Sucesso, Angélica Cruz
participou na reunião do Conselho de Vereadores com Pelouro de Educação da CIM
Cávado da qual resultou uma avaliação muito satisfatória, ao nível de execução
dos projetos.
O
conselho de vereadores destacou o contributo destes projetos para a promoção da
escola inclusiva e a valorização da diversidade de metodologias no processo de
ensino-aprendizagem, atendendo à adequabilidade das intervenções aos
contextos específicos e às necessidades dos alunos.
Resta ressalvar que o
Projeto Rumo ao Sucesso se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes
à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução
das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação
dos Objetivos, e nos Princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século
XXI, designadamente Um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de
Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.