terça-feira, 19 de agosto de 2025

Esposende celebrou Dia da Cidade e do Município

Na celebração do 32.º aniversário de elevação a Cidade e do 453.º aniversário da fundação do concelho, o Município de Esposende distinguiu hoje, 19 de agosto, seis cidadãos, duas instituições e sete colaboradores. Na sessão solene que se realizou na praça D. Sebastião, em Esposende, foram homenageados aqueles que contribuíram para que Esposende seja um concelho com a elevada qualidade de vida para a sua população.


Antes da sessão solene realizou-se o hastear das bandeiras, na Praça do Município, momento solene em que “A Portuguesa” e “Cidade de Esposende” foram interpretadas pela Banda de Música de Belinho, sob a direção do maestro Élson Pinho, e por Ana Sofia Vintena.


O Município de Esposende atribuiu a medalha de Mérito Municipal ao Sargento-Mor Maquinista Naval José Carlos Martins Fernandes que, nos últimos três anos, desempenhou funções como adjunto do Capitão do Porto de Viana do Castelo, tendo estado destacado na Delegação Marítima de Esposende, onde se evidenciou pela proximidade com a comunidade local.


Foi agraciado, igualmente com medalha de Mérito Municipal, o empresário do setor das energias renováveis António Lima Teixeira e Francisco Manuel Pinto Vilarinho Rodrigues, profissional na área da logística.


As associações Águias Serpa Pinto e Centro Social da Juventude de Mar celebram o 50.º aniversário e, pela atividade que desenvolvem a favor da causa pública, foram distinguidas com medalhas de Mérito Municipal.


Por seu turno, a medalha de Mérito Cultural foi entregue a artista plástica Celeste José Tavares Ferreira, ao maestro Diogo Manuel Almeida Costa e à cantora Joana Patrícia Marques Pereira Veloso (Joana d’Arc).


Pelo zelo e profissionalismo com que desempenharam as suas funções na Câmara Municipal de Esposende, ao longo de 25 anos, foram distinguidos: António Pedro Rodrigues Teles, Carlos Jorge dos Santos Amaral Fernandes, Carlos Miguel Tomé Felgueiras, Maria de Fátima de Araújo e Sá, Maria de Fátima Eiras Martins Novo, Paulo Augusto Guimarães Silva Gonçalves e Pedro Manuel de Barreira Losa.


Na sessão solene do Dia da Cidade e do Município foram, ainda, entregues os votos de louvor aprovados pelo Município aos padres Avelino Peres Filipe, Armindo Patrão de Abreu, Domingos Sampaio Viana, Manuel de Brito Ferreira e António da Silva Lima, pelo serviço pastoral prestado em paróquias do Arciprestado de Esposende, ao qual já não se encontram afetos.


Receberam, também, votos de louvor, o padre Delfim Duarte Fernandes, pelos 25 anos de serviço pastoral na paróquia de Santa Maria do Anjos, em Esposende, celebrados em setembro do ano passado, bem como o padre Rui Jorge Neiva, Arcipreste de Esposende para o quinquénio 2023 - 2028, pela celebração das Bodas de Prata Sacerdotais, no passado dia 23 de julho. Com esta distinção pretendeu-se reconhecer, publicamente, o seu inestimável contributo para o bem-estar espiritual, comunitário e social das freguesias e populações.


A cerimónia foi abrilhantada com a interpretação de Ana Sofia Vintena e do Ensemble da Banda de Música de Belinho que interpretaram “Senhora do Mar”, de Vânia Fernandes, “Ó Gente da Minha Terra”, de Mariza, “Quero é Viver”, de António Variações, temas que contaram com arranjos de Élson Pinho.