quarta-feira, 2 de abril de 2025

Secretária de Estado da Gestão da Saúde visitou obras da Unidade de Saúde de Apúlia

 Cristina Vaz Tomé destacou papel do Município 

na gestão saúde no concelho de Esposende

A Secretária de Estado da Gestão da Saúde enalteceu hoje o esforço e o desempenho do Município de Esposende na gestão da área da saúde no território concelhio.

Em declarações após a visita às obras de requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia, Cristina Vaz Tomé expressou satisfação pelo andamento dos trabalhos, manifestando a expetativa de que a reabertura possa ocorrer tão breve quanto possível, devolvendo à população este equipamento de saúde “com melhores instalações e condições e outros serviços adequados às necessidades da população”.

 

A requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia foi sempre uma prioridade para o Município que, desde o encerramento, que não foi da sua responsabilidade, encetou as diligências necessárias para, junto da tutela, conseguir reunir as condições para avançar com a execução desta obra e devolver a prestação de cuidados de saúde à população.

 

O Presidente da Câmara Municipal afirmou isso mesmo, dando nota do empenho do Município na requalificação deste equipamento de saúde, “de modo a devolver a todos os apulienses os cuidados de saúde que merecem”, garantindo os necessários recursos materiais e humanos.

 

“Esta obra é a nossa maior demonstração de que estamos empenhados em colocar de novo ao serviço da população de Apúlia a sua Unidade de Saúde”, destacou ainda o Presidente da Câmara Municipal.

 

Esta visita permitiu comprovar que a execução da obra se encontra a bom ritmo e que o Município está empenhado em abrir a Unidade de Saúde de Apúlia tão breve quanto possível.

 

O valor total da empreitada, inicialmente estimado em cerca de 750 mil euros, deverá elevar-se aos 850 mil euros, adiantou Guilherme Emílio, explicando que com estas obras serão atendidos os requisitos técnicos inerentes ao desempenho energético e ao correto dimensionamento de um edifício quase centenário e que, em tempos, foi escola primária. A intervenção conta com a comparticipação do PRR de cerca de 500 mil euros.

 

A acompanhar a governante esteve o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, bem como o Presidente da ULSBE ((Unidade de Saúde Local de Barcelos e Esposende), Tiago Gonçalves, e a Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULSB, Marta Gomes, entre outros responsáveis da ULSBE, além do Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, e do Presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Melo.