sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Esposende promove I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável

Decorre hoje, em Esposende, o I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Município de Esposende no âmbito do “Ativo + | Programa Colaborativo para a promoção da Longevidade Ativa e Saudável”. O Auditório Municipal acolhe este evento que decorre ao longo de todo o dia e que reúne largas dezenas de técnicos, numa oportunidade de explorar e aprofundar conhecimentos com base em experiências, metodologias e projetos implementados no território concelhio.


Na sessão de abertura, a Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, assinalou que este encontro pretender ser “um espaço singular de partilha e de reflexão sobre práticas desenvolvidas em Esposende, no âmbito do Envelhecimento Ativo e Saudável com incidência na saúde, na aprendizagem ao longo da vida, na participação, na segurança e na proteção”. Mostrou-se, por isso, convicta de que o evento será enriquecedor em aprendizagens, reflexões e partilhas, desejando aos participantes uma boa jornada de trabalho.

 

Alexandra Vilar realçou que “o programa Ativo + tem desenvolvido um trabalho meritório, promovendo a participação ativa das pessoas mais velhas, respondendo aos desafios e contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida deste grupo populacional, para os quais devemos estar conscientes e comprometidos em colmatar as suas necessidades”. Remetendo para a sua experiência pessoal, frisou que é importante fazê-los felizes e mostrar que eles são importantes”. Concluiu, com agradecimentos aos parceiros, bem como à equipa do AMAReMAR - Programa Municipal de Arte e Comunidade pela criação do “fabuloso cenário” do encontro.

 

Esta primeira edição do Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável incide sobre quatro pilares fundamentais de intervenção: Humanização e Bem-Estar na Prestação de Cuidados; Direitos Humanos, Participação e Empoderamento; Atividade Física e Envelhecimento Ativo e Saudável; Práticas Artísticas e Natureza.

 

No período da manhã, num primeiro painel, a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado partilhou a sua experiência com a metodologia Humanitude. Na vertente “Direitos Humanos, Participação e Empoderamento “, a associação HOPE! Respostas Sociais apresentou os projetos “Memórias do Bairro I e II”.

Já da parte da tarde, no eixo de intervenção “Atividade Física”, a empresa municipal Esposende 2000 dá a conhecer o programa “Dar Vida aos Anos”, evidenciando a promoção da atividade física como condição para o envelhecimento ativo e saudável, partilhando a experiência do Boccia. Por fim, no painel “Práticas Artísticas e Natureza” a GRASSA - Grupo de Ação e Solidariedade Social de Antas apresenta os projetos “Por um Galho” e “Mãos ao Barro”, que utilizam a arte como ferramenta de inclusão.

 

Após a apresentação de cada um dos projetos, e em jeito de mesa-redonda, os participantes que usufruírem destes programas partilham a sua perceção ao nível dos benefícios e impactos nas suas vidas. Por sua vez, os profissionais envolvidos na implementação dos projetos abordam os desafios e as mais valias e os representantes da academia proporcionam uma análise científica baseada no estado da arte das diferentes abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário