- ESC -
25º Aniversário da ADE
No dia 29 de novembro de 2003, no Salão Paroquial de Esposende, realizou-se um espetáculo integrado no 25º aniversário da Associação Desportiva de Esposende, uma das Instituições Desportivas mais emblemáticas do concelho, galardoada com as Bodas de Prata.
A estas comemorações associaram-se inúmeros artistas esposendenses, sendo de destacar a presença do famoso e filantrópico Grupo de Danças e Cantares do Norte de Portugal, Foz do Douro que aderiu, gratuitamente a este espetáculo comemorativo.
No palco estiveram presentes os nossos conterrâneos Carlos do Carmo, Diogo Zão, Helena Venda, Joel Zão, Paulo Sampaio e Rita Venda, grupo que abrilhantou a festa com a sua arte de sons de flauta, violino e orgão.
Os temas musicais apresentados estavam relacionados com a vida “cultural, desportiva e musical” de Esposende e foi com enorme prazer ouvir os “acordes” musicais destes jovens que “mergulharam” a assistência num concentrado silêncio, propício à interiorização daquelas melódicas peças musicais.
No fado atuaram Gizela João, Adelaide Loureiro, Celina Maciel, Filipa Menina e Joaquim Rodrigues e que bem se exibiram estas ilustres fadistas que foram acompanhadas por Mário Martins-(Baixo), António Solinho (Viola), Manuel Capitão (Viola), e Alberto Cardoso (Guitarra) muito ovacionados pelo público presente.
O Grupo de Danças e Cantares do Norte de Portugal apresentou algum do seu vasto reportório de danças e cantares e a sua atuação empolgou o público e a ADE agradece ao “Capitão” da “nau musical” amigo Júlio, cuja simpatia, espírito de solidariedade e de compreensão, muito nos impressionou, além dos seus dotes artísticos.
Aos fundadores presentes e aos ausentes, por razões justificáveis, o nosso bem-haja, apresento aqui, os seus nomes:
António Pinto, Manuel Pinto-título póstumo; Emílio Vilarinho Velasco, Álvaro Ferreira, Heitor Costa,-Título póstumo-, João Guerra, José Laranjeira, João Novo,-Título póstumo-,Paulo Ferreira-Título póstumo-, Carlos Maciel, José N. Santos, Manuel Fial, João Ferreira-título póstumo-, José Nibra, Manuel Ramalho, Rui Moura-título póstumo-, Manuel Moreira e António Costa.
A estes insignes fundadores da ADE ou aos seus familiares, foi entregue uma salva de prata comemorativa do 25º aniversário.
Uma palavra final de agradecimento aos antigos dirigentes do ESC/ADE sr. Porfírio- personagem marcante, ao longo de muitos anos, ao serviço do ESC, tendo iniciado o seu dirigismo em 1948- João Rodrigues Vilarinho, Orlando de Sá Pereira, Manuel Beirão entre outros dirigentes do ESC, aos quais no associamos, com toda a justiça.
Um adeus desportivo até ao 26º ou 50º aniversário da ADE –Bodas de Ouro- e se formos vivos, lá estaremos com a nossa longevidade, de bengala, curvados fisicamente mas, não curvados aos nossos adversários e “inimigos” que proliferam na cidade, embora sejam poucos, pouco incomodativos perante o nosso amor e dedicação à causa desportiva, neste caso da ADE.
Terra lavrada e pintada,
Com a ponta da charrua,
Tenra e nua,
Colorida,
Onde um gesto compassado
Sagrado,
Semeia a vida da ADE.
Pintada,
Lavrada,
Pelos seus fundadores,
E continuada,
Por nós,
Sempre nós,
Esperando pelos outros,
Para sobrevivermos,
Até um dia…
Miguel Torga
Texto adaptado por Carlos M.L. Barros - Presidente da ADE em 2003/2004
Nota:
Transcrição de um texto do Farol de Esposende, de autoria CMLB -20 de dezembro de 2003. Aproxima-se o 45º aniversário da ADE-27 de novembro de 1978- e este texto é dedicado ao seu Presidente
Engº José Barbosa e restantes Orgãos Sociais, assim como aos seus atletas, Técnicos e restante “staff ”, sem esquecer os associados e a vibrante Claque Lobos do Mar ao que, pessoalmente, dou o apelido de “Vikings do Mar”-
Audazes guerreiros na indómita convicção da vitória, sempre eivados de espírito solidário e humanista, sempre em prol dos interesses da ADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário