sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Encontro de Teatros leva quatro espetáculos ao Auditório Municipal em novembro

 

Evento apoiado pelo Município de Esposende vai ter lugar aos sábados à noite, nos dias 2, 9, 16 e 23 do próximo mês.

No próximo mês de novembro, o teatro assume protagonismo na dinâmica cultural de Esposende. Entre os dias 2 e 23, o Auditório Municipal de Esposende acolhe o 14.º Encontro de Teatros (ET), promovido pelo Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado (GATERC), com o apoio do Município de Esposende.

Este evento, que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho, apresenta uma programação rica e diversificada, que promete envolver o público através de várias formas de expressão teatral e que irá deliciar os amantes de teatro ao longo de quatro sábados a partir das 21h30.

Na abertura, no dia 2 de novembro, sobe ao palco Rui M. Silva, com a peça “A Equipa”, baseada num texto original de Afonso Cruz. O espetáculo é uma ode à vida e aos valores do desporto coletivo, narrando a história de um grupo de jovens jogadores de basquetebol que enfrentam a perda de um dos seus membros. Num ambiente de superação, amizade e entreajuda, a peça convida o público a refletir sobre a dor da perda e os laços que se formam no caminho para o crescimento pessoal.

 

No dia 9, o Teatro das Beiras leva à cena a farsa vicentina “O Juiz da Beira”. Esta comédia gira em torno de Pêro Marques, um juiz atrapalhado que tenta, de maneira absurda, resolver conflitos familiares e sociais. Com muito humor, a peça, originalmente escrita por Gil Vicente, critica o funcionamento da justiça e a hipocrisia da sociedade, mas de uma forma leve e divertida.

 

Segue-se, no dia 16, “A Página Solta”, um espetáculo protagonizado por Rita Isabel e Maria Beatriz, que faz uma sátira mordaz à seriedade exagerada de alguns “artistas”. Através de declamações de “poesia séria” sobre temas contemporâneos como o machismo e as dificuldades da vida, as protagonistas brincam com clichés e exageros, criando momentos hilariantes que convidam à crítica e ao riso.

 

A encerrar o evento, no dia 23, o GATERC apresenta “Outdoor”, uma peça que se debruça sobre a invisibilidade social. Ambientada nas ruas de uma cidade onde as histórias das pessoas à margem se desenrolam sem serem notadas, “Outdoor” oferece uma reflexão poética sobre a fragilidade da existência e a indiferença do mundo. Entre o visível e o invisível, a peça explora os pequenos gestos e escolhas que moldam essas vidas silenciadas, revelando o peso das fronteiras sociais.

 

Mais informações sobre cada peça, assim como acesso à bilheteira online, estão disponíveis através da agenda online do Município de Esposende: https://www.municipio.esposende.pt/viver/eventos. Os ingressos poderão ainda ser adquiridos presencialmente no atendimento das Piscinas Foz do Cávado ou no Auditório Municipal, uma hora antes de cada espetáculo.

 

Considerando o inegável interesse deste evento no panorama cultural do concelho e na promoção do teatro, o Município tem vindo a apoiar logística e financeiramente este evento. Para esta edição foi aprovado, em reunião de Câmara e por unanimidade, um apoio financeiro de 3 000 euros. Refira-se que o Município de Esposende tem vindo a investir na promoção e valorização desta forma de arte, através do Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, o qual foi agraciado com o Prémio “Palco de Terra/2021”, na categoria “Instituição”, pela companhia Teatro de Balugas, de Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário