Acolhimento aos peregrinos
e apresentação de mural são as ações previstas
O
Dia Nacional do Peregrino assinala-se no próximo dia 13 de outubro e o
Município de Esposende vai, uma vez mais, assinalar a data, acolhendo aqueles
que percorrem o território concelhio, através do Caminho Português da Costa
para Santiago de Compostela.
O Dia Nacional do Peregrino foi instituído pela Assembleia da República em 2014, determinando a sua comemoração a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição da Senhora de Fátima, em que se deu o Milagre do Sol, na Cova da Iria. A comemoração desta data enquadra-se num amplo programa de ações de índole turística, nomeadamente no Plano de Ação para o Turismo em Esposende – 2023_2027, que se funde nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.
Antecipando
esta data, no 11 de outubro, estará instalado um posto de receção, junto à
Ponte D. Luís Filipe, a denominada Ponte de Fão, com oferta aos peregrinos, em
jeito de boas-vindas, de um pequeno lanche composto, essencialmente, por fruta
e outros produtos locais, postais e canecas alusivas ao Caminho de Santiago.
Também nesse dia, será apresentado o painel “Colorir os Caminhos”, resultado de uma oficina criativa levada a cabo pelo Município de Esposende e pela Creche e Jardim de Infância Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. A fachada deste estabelecimento será ilustrada por cinco painéis com criações artísticas alusivas aos Caminhos de Peregrinação (Caminhos de Santiago, Caminhos de São Bento e Caminhos de Fátima), concebidas pelas cerca de 120 crianças do pré-escolar, cujas idades vão dos 3 aos 5 anos. Este painel irá marcar o itinerário do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela e também do Caminho de Fátima.
Esta ação integra o projeto “Arte no Caminho”, que pretende criar espaços criativos com arte no percurso concelhio do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. Neste âmbito, são já várias as manifestações alusivas às peregrinações expostas ao ar livre, em locais devidamente identificados, sobretudo pinturas e esculturas, de diferentes tipos, cores e formato, concebidas sempre numa lógica de cocriação pela comunidade. No concelho de Esposende pontuam várias obras como, por exemplo, o “Caminhante”, de Jorge Braga, a escultura “São Tiago” e um marco em Antas, da autoria de Claúdio Alves, bem como um outro marco em Fonte Boa, da autoria de João Sá, e uma peça em granito de Manuel Fernando Morgado Neto, que se encontra exposta à entrada da cidade.
Por forma a atender às necessidades de alojamento dos peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela e também dos Caminhos de Fátima, o Município de Esposende tem disponível, desde maio de 2011, o Albergue de São Miguel de Marinhas, que tem vindo a registar uma procura crescente. Até ao mês de setembro contabilizava 47.138 peregrinos, na sua grande maioria oriundos da Alemanha, Itália, Espanha, Chéquia, França, Portugal, entre outros. Também o Centro de Informação Turística de Esposende e o Ponto de Apoio ao Peregrino registam um crescimento exponencial no número de peregrinos que acolhem, na busca das mais variadas informações.
No âmbito do trabalho de promoção e divulgação do Caminho Português da Costa, o Município continua a desenvolver uma campanha de sensibilização junto dos peregrinos que atravessam o percurso no território concelhio alertando para questões de segurança, nomeadamente para os perigos em que incorrem ao caminhar fora dos itinerários certificados. Esta ação foi reforçada com a colocação de sinalização especifica para o atravessamento de vias rodoviárias perigosas, na Estrada Nacional 13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário