sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Presidente da Federação Equestre distingue investimento de Esposende na equitação

 

O Presidente da Federação Equestre Portuguesa, Bruno Rente, agraciou hoje, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, pelo contributo e apoio que o Município tem dado ao desenvolvimento do desporto Equestre. A cerimónia decorreu no Clube Hípico do Norte, em Esposende, durante os Campeonatos de Portugal de Saltos de Obstáculos e de Dressage e Paradressage.


Perante mais de 200 participantes, de todos os escalões, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, distinguiu os cavaleiros presentes que participaram em Jogos Olímpicos e enalteceu o papel da Câmara Municipal de Esposende, pelo impulso que têm dado ao desporto equestre.

Numa cerimónia em que participou, ainda, o Presidente da Federação Equestre Portuguesa e o Presidente da Direção do Clube Hípico do Norte, foram evidenciados os benefícios diretos e indiretos, decorrentes do incremento da prática do hipismo no concelho de Esposende.

Aludindo à conhecida hospitalidade e ao singular enquadramento natural que caraterizam Esposende, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, lembrou a riqueza cultural, patrimonial e natural que vale a pena conhecer e visitar.

Sobre os desportos equestres, o autarca referiu ser “uma modalidade em crescimento no nosso território” e que contribui, “para a economia local, para o turismo e para a promoção do território, já para não falar do seu impacto na saúde e na inclusão”.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende agradeceu ao Secretário de Estado do Desporto, aos atletas federados que “continuam capazes de nos representar nos Jogos Olímpicos e que devemos apoiar e valorizar” e à Federação Equestre Portuguesa, pelo “incansável trabalho na captação de novos praticantes e na promoção da modalidade”.

Guilherme Emílio destacou, ainda, a ação do Clube Hípico do Norte, pela “aposta na qualidade da formação desportiva e investimento em instalações de excelência. Só podemos estar orgulhosos desta parceria e da forma como continuam a otimizar e a valorizar a oferta desportiva do nosso concelho”, concluiu o autarca.

Lembre-se que o desporto equestre assume, cada vez mais, um papel relevante no concelho de Esposende, como comprova a regular e constante realização de provas de dimensão nacional e internacional.

Porém, esta evidência não se resume à prática desportiva, uma vez que permite o reforço da valorização e promoção da oferta turística e do próprio Município, mas constituindo, acima de tudo, um apoio direto às atividades económicas locais.

Por todos esses motivos, o presidente da Câmara Municipal de Esposende manifestou total disponibilidade do Município, “no apoio ao desenvolvimento da prática desportiva equestre, dando continuidade a este importante ativo no concelho de Esposende”.

Durante três fins de semana consecutivos, o Clube Hípico do Norte acolheu competições equestres, reunindo os mais prestigiados cavaleiros nacionais e internacionais. Durante os quatro dias em que decorrem estes Campeonatos de Portugal são esperadas cerca de dez mil pessoas, proporcionando, aos cavaleiros, experiências competitivas de excelência e, aos familiares e acompanhantes, um programa paralelo, repleto de experiências ativas no território, possibilitando a conciliação da vertente desportiva com uma experiência social e turística única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário