sábado, 28 de setembro de 2024

 

Dia Mundial do Coração – 29 de setembro

O Município de Esposende vai assinalar o Dia Mundial do Coração, que se comemora no domingo, 29 de setembro, iluminando de vermelho dois edifícios municipais, nomeadamente o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

A autarquia associa-se, assim, à campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), alertando para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte não só em Portugal, mas em todo o mundo.

 

Esta ação simbólica visa sensibilizar a população para a adoção de hábitos de vida saudáveis, fundamentais na prevenção desta patologia, que pode ser significativamente evitada. Neste sentido, o Município de Esposende apela à população para se juntar a esta causa e refletir sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, não apenas para evitar doenças cardiovasculares, mas para uma melhor qualidade de vida. Por esta via, está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 3 - Saúde de Qualidade.

 

O Dia Mundial do Coração é uma iniciativa da Federação Mundial do Coração, sendo dinamizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia em território nacional. Todos os anos a Federação Mundial do Coração incentiva a que os monumentos mais icónicos do planeta sejam iluminados de vermelho, no dia 29 de setembro, para chamar a atenção para esta patologia letal, que pode e deve ser significativamente evitada. Já participaram nesta campanha monumentos como as Pirâmides no Egito, a Kuala Lumpur Tower na Malásia, a Sky Tower na Nova Zelândia, as cataratas do Niágara no Canadá, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário