Beneficiação da
envolvente do Cruzeiro da Agra dos Mouros
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, esteve hoje em Apúlia, para assinalar a concretização das obras de beneficiação da envolvente do Cruzeiro da Agra dos Mouros. A cerimónia de bênção da obra esteve a cargo do Arcipreste de Esposende e Pároco de Apúlia, Padre Rui Neiva.
A intervenção era há muito reclamada pelas gentes de Apúlia, particularmente pelos residentes do lugar de Paredes, e foi concretizada pelo Município num investimento superior a 50 mil euros, a que se soma o montante despendido na aquisição de uma parcela de terreno, com uma área de 243 metros quadrados.
Segundo referências históricas, por volta dos séculos XII ou XIII, implantava-se ali a primitiva Igreja de Apúlia, a então “Villa Parietes”, que se supõe ter ficado submersa pelas areias, restando dessa época unicamente o Cruzeiro da Agra dos Mouros. Identificado no PDM de Esposende como Património Inventariado Edificado, o Cruzeiro encontrava-se em mau estado de conservação. Em resposta ao pedido dos Apulienses, a Câmara Municipal procedeu à sua beneficiação, com o intuito de lhe restituir o seu valor histórico-cultural, sendo que a peça foi relocalizada para nascente e procedeu-se à requalificação do espaço envolvente, através da criação de uma zona arborizada e colocação de bancos e uma papeleira. Posteriormente, será colocado um ponto de ligação à rede de abastecimento de água pública, assim que seja concretizado ramal de ligação na Rua do Cruzeiro dos Mouros, aquando da execução das infraestruturas naquele troço da via.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, expressou satisfação pela intervenção efetuada, considerando que se tratou do cumprimento de uma promessa, conforme testemunhou no local uma residente que, aos 96 anos, viu cumprido o desejo que havia confessado ao então candidato a presidente do Município. O autarca vincou que fica para trás um longo e moroso processo para devolver aos Apulienses um espaço que muito estimam.
Notando que o território concelhio é composto por 15 freguesias, Benjamim Pereira não deixou passar a oportunidade sem lembrar os mais recentes investimentos efetuados em Apúlia, nomeadamente a requalificação do Campo dos Sargaceiros, a criação do Museu do Sargaço, a reabilitação do Portinho de Pesca da Couve, a criação de um nicho para a Senhora da Guia na Rua do Cónego e a solução encontrada para a requalificação do edifício Pérola. Anunciou que está encontrada a solução para o edifício inacabado na frente marítima de Apúlia e que em setembro avançará a obra de requalificação do Centro de Saúde de Apúlia. O autarca deu nota também de que será construído um novo passadiço junto aos moinhos, retirando o existente, e que está também na forja o projeto do Mercado de Apúlia, garantindo, ainda, apoio para as obras de requalificação do Centro Paroquial e para o alargamento do Cemitério. Em matéria de habitação, o Presidente da Câmara Municipal garantiu a construção de fogos no lugar de Criaz e expressou total empenho no realojamento dos moradores de Pedrinhas/Cedovém, fruto da articulação com o poder central, estratégia que, de resto, vai ser dada a conhecer em sessão pública agendada para o dia 30 de agosto, pelas 18h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Benjamim Pereira apontou, ainda, um projeto estruturante para o concelho e para a região, a instalação do MarUMinho - Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade do Minho, na antiga estação radionaval de Apúlia, fruto da parceria com a Universidade do Minho, que configurará “uma das unidades mais importantes da zona norte do país”. Neste contexto, referiu também a materialização do ensino superior no concelho, com o polo do IPCA que será inaugurado no dia 28 de agosto, pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
O Presidente da Câmara Municipal rebateu assim as vozes críticas, garantindo que está em plena execução o plano de investimento sufragado, ao abrigo do qual vai ser também concretizada a requalificação das Alminhas da Bosa, também no lugar de Paredes, Apúlia, tendo sido já adquirido terreno para o efeito. Em resposta à questão colocada pelo Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, de reconversão da casa da paz de Paredes em Capela Mortuária, Benjamim Pereira mostrou abertura ao diálogo, no melhor interesse de todos.
Nesta que foi a última intervenção pública em Apúlia, na medida em que se perspetiva o abraçar de um novo projeto de âmbito nacional, Benjamim Pereira reafirmou o que havia dito no Dia do Município, que fez o melhor que podia e sabia em prol do concelho.
Notoriamente feliz pela concretização de uma intervenção há muito ansiada, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, agradeceu à Câmara Municipal, bem como a disponibilidade do proprietário do terreno que permitiu a requalificação da envolvente ao Cruzeiro. Lembrou que outras melhorias foram concretizadas em Paredes, nomeadamente a requalificação do polidesportivo e a criação de lombas sobrelevadas, garantindo maior segurança rodoviária naquela zona. Apontou a beneficiação das Alminhas da Bosa como a próxima intervenção a realizar pela Câmara Municipal e sinalizou ainda a requalificação da casa da paz de Paredes, equipamento que, defendeu, deve ser entregue à Igreja católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário