A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger e a coordenadora do Espaço Bem Me Querem, Isabel Abreu, participaram no evento “Abraçar em Rede: Diálogos sobre (não) violência ao longo do ciclo de vida”, que se realizou na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
O evento foi promovido pela Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA), em colaboração com o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) e com o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR), da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE). A diretora da Unidade Funcional de Psicologia, Daniela Simões, conduziu os trabalhos, tendo a sessão de abertura contado com a presença da presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Maria José Fernandes, da vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, do presidente do Conselho de Administração da ULSBE e de Tiago Gonçalves, do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes.
Alexandra Roeger destacou “o papel ativo das instituições locais no acompanhamento destes casos, assinalando a importância do trabalho em rede e realçando as várias estruturas e projetos que a autarquia possui ao serviço da comunidade”, enquanto Tiago Gonçalves reafirmou o compromisso da ULSBE na promoção da saúde e bem-estar da comunidade, reconhecendo e felicitando o trabalho desenvolvido pelas equipas envolvidas.
Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, evidenciou a importância do papel das instituições e da articulação com o município, no âmbito da prevenção da violência.
No primeiro painel, com o tema “O Papel na Saúde”, Marta Lemos, Médica de Saúde Pública na ULSBE, apresentou o enquadramento institucional e a casuística local. Seguiu-se Paulo Martins, Coordenador do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da ULSBE, que abordou o tema da violência no setor da saúde.
O segundo painel, dedicado ao papel da comunidade, contou com as intervenções de Manuel Albano, Vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Sílvia Santos, Coordenadora do Espaço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Grupo de Ação Social Cristã (GASC), e Isabel Abreu, Coordenadora do Espaço Bem Me Querem. Estes especialistas discutiram a violência nos vários setores e na comunidade, bem como formas de prevenir e evitar este flagelo através da comunicação e do trabalho em rede, sob a moderação de Susana Teixeira, Coordenadora Regional do Plano Nacional da Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV).
O terceiro painel, dedicado ao tema “O Papel da Justiça”, contou com as intervenções de Fernando Martins, Agente do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), Catarina Pedra, Procuradora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), Ana Sobreiro, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Barcelos, e Elisabete Vinha, Secretária da CPCJ de Esposende. A moderação esteve a cargo de Manuel Albano, Vice-Presidente da CIG.
A sessão de encerramento contou com as intervenções de Paulo Terceiro, Coordenador da Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Conceição Ferreira, Coordenadora da EPVA dos Cuidados de Saúde Primários, Ivone Teixeira, Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR), e Marlene Fernandes, Coordenadora do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) dos Cuidados de Saúde Primários.
O evento “Abraçar em Rede: Diálogos sobre (não) violência ao longo do ciclo de vida” contou com o patrocínio e parceria dos municípios de Barcelos e Esposende e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e constituiu mais um momento da maior relevância no que diz respeito ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário