No âmbito da
política de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, o Município de Esposende aprovou
hoje, em reunião de Câmara e por unanimidade, a transferência de comparticipações
financeiras no montante global de 67.688,20 euros.
Em causa está o
apoio à realização de intervenções, nomeadamente na rede viária e em
equipamentos, reparação de viaturas e aquisição de equipamentos, investimentos
que as Juntas e Uniões de Freguesia não estão em condições de suportar, por
força dos seus limitados orçamentos.
Assim, para a Junta de Freguesia de Vila Chã, será transferido o montante de 39.595,49 euros, para financiar a intervenção de requalificação da Travessa do Rebolão, da Viela do Rebolão e da Travessa da Abelheira. A concessão deste apoio financeiro irá garantir melhorias na circulação rodoviária e pedonal naquelas vias, ao abrigo da reabilitação da rede viária concelhia que o Município tem vindo a executar.
A União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra viu aprovado o montante global de 18.717,44 euros, sendo que, deste montante, a maior fatia, no valor de 14.529,37 euros, destina-se a fazer face às despesas correspondentes à execução da empreitada de substituição do sistema de iluminação existente para projetores de tecnologia LED, no complexo desportivo “Campo de Futebol Gandra”. Esta intervenção possibilitará uma poupança na fatura energética e a prática da atividade desportiva naquele equipamento em melhores condições. Para suportar as despesas inerentes à reparação das diversas viaturas da União de Freguesias, ao serviço da comunidade, serão canalizados 3.501,07 euros, sendo que o restante montante, de 687 euros, se destina à aquisição de um corta-sebes e um soprador.
Para a Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão será transferido o montante de 5.551,71 euros, para suportar as despesas inerentes à reparação das diversas viaturas da União de Freguesias, ao serviço da comunidade.
A Junta de Freguesia de Forjães viu aprovado um apoio financeiro de 3 823,56 euros, para custear as despesas inerentes aos trabalhos de manutenção realizados no Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, em virtude de o edifício se encontrar em mau estado de conservação, bem como para a manutenção do trator ao serviço daquela freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “o Município continua atento às necessidades das freguesias e das suas populações, assegurando o apoio necessário para garantir que são suprimidas as necessidades”. O autarca acrescenta que, “a par destes apoios regulares, a Câmara Municipal vai executando o Plano de Investimento nas Freguesias, com intervenções em todas as freguesias, dando cumprimento aos compromissos assumidos com as populações e visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário