sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Esposende apresenta trabalho final do TransFORMAR - Projeto de Literacia dos Oceanos

 

Esposende apresenta trabalho final do TransFORMAR - Projeto de Literacia dos Oceanos

 

A marcar o encerramento em Esposende do TransFORMAR - Projeto de Literacia dos Oceanos, terá lugar, no dia 7 de outubro, pelas 15h00, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, a sessão de apresentação do livro “O casamento de Krappi”.

 

A publicação traduz-se num conto para o público juvenil sobre as ameaças e os riscos que pendem sobre o ambiente marinho, com particular atenção à realidade do Parque Marinho do Litoral Norte e a sua biodiversidade, bem como sobre os problemas que colocam em causa o equilíbrio e as funções desempenhadas pelos oceanos.

 

Este conto foi ilustrado e editado em podcast no próprio livro, tendo sido também dramatizado, dando origem a uma peça de teatro de marionetas para o público mais jovem. Assim, além da apresentação do livro “O casamento de Krappi”, terá lugar também a exibição do teatro de marionetas.

 

O projeto TransFORMAR foi promovido pelo Município de Esposende e pela empresa municipal Esposende Ambiente, em parceria com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, e permitiu dar seguimento ao trabalho de educação e formação despoletado com o desenvolvimento do projeto OMARE – Observatório Marinho de Esposende, consolidando, deste modo, as aprendizagens adquiridas e aprofundando algumas das temáticas abordadas.

 

Intrinsecamente ligado à sensibilização e educação ambiental, este projeto enquadra-se, por isso, no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne aos ODS 4 - Educação de Qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 14 – Proteger a Vida Marinha, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Refira-se que o TransFORMAR - Projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende foi financiado através do Programa Crescimento Azul (Small Grants Scheme #3), dos EEA GRANTS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário