Infraestuturas de Portugal anuncia para 2021 intervenção na Ponte
D. Luís Filipe
Na sequência das diligências desenvolvidas
pelo Município de Esposende, a Infraestruturas de Portugal acaba de informar
que já está em curso o projeto de reabilitação geral da ponte D. Luís Filipe,
entre Gandra e Fão, prevendo-se a sua conclusão em 2021. Tratando-se de uma
obra classificada como imóvel de interesse público, o projeto terá de ser
remetido à Direção Geral do
Património Cultural para o competente parecer.
O Município de Esposende tem vindo a solicitar, inicialmente junto da Estradas de Portugal e, posteriormente, à Infraestruturas de Portugal, para que a Estrada Nacional 13 seja alvo de uma intervenção de fundo, eliminando locais de perigosidade comprovada e renovando o piso de circulação e as bermas. Nessas solicitações insere-se a vistoria e manutenção da ponte D. Luís Filipe.
A intervenção na Estrada Nacional 13 estava integrada no Plano
de Proximidade/Médio Prazo 2015-2019, da EP - Estradas de Portugal, que tinha
previsão de arranque em finais de 2015 e, inclusivamente, chegou a publicitar
um orçamento um milhão, oitenta e quatro mil, quinhentos e trinta e nove euros
(1 084 539 €).
Recentemente, foram efetuadas intervenções pontuais, quer
no piso da EN 13, quer na ponte D. Luís Filipe, mas a intervenção estruturante nesta
travessia está agendada para o próximo ano, segundo informação transmitida ao
Município de Esposende, pela Infraestruturas de Portugal.
“O concurso da empreitada de reabilitação
geral está previsto que seja lançado em 2021,
sendo que, face ao custo e
prazo de execução (270 dias), o lançamento ficará condicionado a autorização de
portaria de extensão de encargos plurianuais”, garante a Infraestruturas de
Portugal que assume que esta ponte está “sob monitorização regular pela IP, com
vistorias anuais, não se prevendo a necessidade de tomada de medidas
adicionais, sendo a intervenção programada basicamente de cariz estético e não
estrutural”.
A Infraestruturas de Portugal acrescenta
que os passadiços pedonais da ponte têm sido alvo de “intervenções corretivas
pontuais, a última das quais realizada em maio de 2020, de forma a garantir segurança
total da circulação de peões, designadamente a melhoria das fixações dos módulos
de chapa metálica que constituem o pavimento dos passeios”, mas a entidade
responsável pela manutenção lembra que a intervenção visou “unicamente uma
melhoria funcional”, garantindo que a patologia que afeta a estrutura “não interfere
com a segurança estrutural da obra de arte”.
Desde a introdução de portagens na A28 que a EN 13
regista um aumento significativo da circulação automóvel, traduzindo-se no
aumento da sinistralidade rodoviária.
Nas diversas comunicações endereçadas às entidades
responsáveis, o Município de Esposende vem reivindicando uma intervenção global
que garanta as adequadas condições de segurança, especificamente a colocação de
passeios e passadeiras, o reforço da iluminação nas referidas passadeiras, a
colocação de semáforos em determinados locais, nomeadamente nos cruzamentos de
Antas, da Igreja de Belinho, da Igreja de Mar e em Esposende, no cruzamento da
Avenida de Góios. Através de protocolo serão colocados semáforos na EN 103-1, em Palmeira de Faro Desde
o início das reivindicações foi construída uma rotunda no cruzamento do Mini Preço,
decorrendo diligências para idêntica construção no cruzamento da Cruz Vermelha,
ambas na União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
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