“Natureza”, “Economia Azul” e “Comunidade, Cultura
e Criatividade” definem programa
de turismo para Esposende até 2022
“Natureza”, “Economia Azul” e “Comunidade,
Cultura e Criatividade” são os eixos estratégicos do Programa de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade
do Turismo de Esposende 2018/2022, hoje apresentado pelo Município, em sessão
realizada no Centro de Informação Turística (CIT).
Tendo por
base o trabalho desenvolvido no plano turístico pelo Município desde 2006, ano em
que foi elaborado o diagnóstico estratégico do turismo de Esposende, o
documento traça o caminho e as ações a desenvolver até 2022, tendo em
consideração as diretivas emanadas a nível internacional e nacional.
O Presidente
da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afiançou que Esposende continuará a
apostar no desenvolvimento de projetos e investimentos em infraestruturas e
equipamentos estruturantes, com vista ao desenvolvimento e crescimento do
turismo local. Citou, a propósito, alguns projetos de regeneração urbana em
curso e em perspetiva, entre os quais a requalificação do Largo Rodrigues
Sampaio, do Mercado Municipal, da Alameda do Bom Jesus em Fão e do edifício
Pérola em Apúlia. Aproveitou o ensejo para realçar os projetos a desenvolver na
Estação Radionaval de Apúlia e no Farol de Esposende, imóveis que hoje passam
para a posse do Município.
Aludindo às
potencialidades do concelho nos mais variados domínios e à sua localização
estratégica, Benjamim Pereira afirmou que Esposende tem todas as condições para
continuar a crescer em termos turísticos e exortou a iniciativa privada a unir
esforços ao Município neste desiderato.
O Vereador
do Turismo e das Atividades Económicas, Sérgio Mano, sublinhou o crescimento
exponencial do turismo local e apresentou dados do CIT que comprovam um aumento,
em 2018, de 17% de hóspedes e de 13% de dormidas, associando estes números aos
Caminhos de Santiago. O alojamento em unidades hoteleiras registou um aumento
de 30% face a 2017, situando-se o tempo médio de estado nos 2,24/dias.
Relativamente à proveniência dos turistas a maior parte prevém da vizinha
Espanha, seguindo-se a França, e, em terceiro lugar, o Reino Unido e a
Alemanha.
Os dados
comprovam um volume de faturação de 6% e de exportações de 18%, sendo que o desemprego
não ultrapassa os 4,75%, “reflexo da dinâmica empresarial local”, frisou o
Vereador do Turismo e das Atividades Económicas. Aludindo ao bom momento
turístico que Esposende atravessa, Sérgio Mano afirmou que importa unir
sinergias, apostar em fatores diferenciadores e criar experiências únicas aos
turistas.
A
apresentação do Programa de Ação para a
Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo de Esposende
2018/2022 esteve a cargo do consultor da Câmara Municipal para o Turismo, Luís
Ferreira, que, como nota prévia, referiu os planos e estratégias que, a este
nível, têm vindo a ser desenvolvidos pelo Município desde 2006.
Em termos globais, este Programa de Ação aponta para a continuidade da
aposta na construção de novos ativos, na estruturação da oferta, na dinamização
dos eventos, na promoção do destino e no apoio à iniciativa privada.
Tendo por base o slogan “Esposende, um privilégio da Natureza”, o eixo
“Natureza” assenta nos recursos naturais únicos, com destaque para o Parque Natural
Litoral Norte, e na necessidade crescente da sua valorização e o surgimento de
ofertas cada vez mais procuradas.
A “Economia Azul” direciona-se para o crescimento do turismo náutico,
dado que Esposende é terra de rio e mar com reconhecimento internacional do seu
potencial e assumidamente com investimento relevante nas indústrias e nas
práticas do turismo náutico.
O eixo “Comunidade, Cultura e Criativa”
preconiza a aposta nos Caminhos de Santiago, com destaque para o Caminho
Português da Costa, a valorização dos recursos patrimoniais, arquitetónicos e
culturais. A aposta nas tradições, festas e romarias e a polarização dos
eventos, conduzem a uma aposta crescente da cultura ao serviço do turismo e no
incremento da qualidade de vida da comunidade. A valorização das artes
tradicionais, a aposta na gastronomia e no turismo criativo posicionam
Esposende como um destino inovador e empreendedor.