Outras Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha”

 Taça  da A.F.B.- 2ª eliminatória

                     2024/2025

A. D. Esposende   6  G. D. Gémeos  0

(edição nº 2)

“Um bom jogo treino” da ADE…

O Grupo Desportivo de Gémeos deslocou-se ao Estádio Padre Sá Pereira, para disputar a 2ª eliminatória da Taça da AFB, tendo como adversário a equipa da A.D. Esposende que milita na Divisão de Honra enquanto que a equipa de Gémeos está na 1ª Divisão Distrital da AFB, série E ,ocupando os últimos lugares da classificação, no 11º lugar com apenas 3 pontos (6/14).

Como informação complementar e mais rigorosa, informo que os golos da ADE foram marcados por Mateus (3), Lucas Sousa (1), Berto (1) e Leo (1).

Em juniores, o Esposende eliminou, no seu Estádio, o Santiago de Moscatelos por 2-1 , recorde-se que, para o campeonato da Divisão de Honra, esta equipa veio vencer a Esposende, por uns copiosos 5-0. É o futebol no seu esplendor em surpresas!

O Forjães, em juniores empatou 2-2 como Este mas foi eliminado na marcação de pontapés de penalti (4-6). O Este milita na 1ª Divisão Distrital da AFB, série A- encontrando-se no 3º lugar com 12 pontos (16-7) e até ao momento, está ainda invicta.

Um abraço desportivo para os nossos leitores desta V.D.J.

Outros resultados:

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha”

Taça  da A.F.B.- 2ª eliminatória

                     2024/2025

A. D. Esposende  6   G. D. Gémeos  0

“Um bom jogo treino” da ADE…

O Grupo Desportivo de Gémeos deslocou-se ao Estádio Padre Sá Pereira, para disputar a 2ª eliminatória da Taça da AFB, tendo como adversário a equipa da A.D. Esposende que milita na Divisão de Honra enquanto que a equipa de Gémeos está na 1ª Divisão Distrital da AFB, série E, ocupando os últimos lugares da classificação, no 11º lugar com apenas 3 pontos (6/14).

O  Grupo Desportivo de Serzedelo, o Ínfias e o Aldão são os líderes, desta 1ª Divisão da AFB, série E, todos com 10 pontos, um campeonato, até ao momento, muito disputado.

O Esposende goleou o seu adversário por 6-0 e não encontrou grandes dificuldades em superar esta equipa que se revelou bastante frágil, apesar da boa vontade e do empenho dos seus atletas que foram muito apoiados por uma excelente assistência que ocupou “meia bancada” deste Estádio Padre Sá Pereira. Foram apoiantes ativos, durante todo o jogo e quando sofriam algum golo, apenas se calavam durante breves minutos…

O Esposende jogou Q.B. e os golos apareceram normalmente e o intervalo chegou com 3-0 e poderiam ser mais!

Município convida a celebrar o S. Martinho com Magusto-convívio no Largo do Mercado

 Ranchos folclóricos do concelho revivem tradição 

a 17 de novembro

O Largo do Mercado, em Esposende, vai acolher, no próximo dia 17 de novembro, a partir das 14h30, o tradicional Magusto-convívio que o Município de Esposende promove anualmente, em parceria com os grupos folclóricos do concelho.

Esta iniciativa, que ocorre em itinerância pelo território concelhio, é aberta à comunidade e tem entrada livre, constituindo um convite para celebrar a tradição, num ambiente de festa e animação. A preservação dos usos e costumes associados à cultura popular é o objetivo principal desta ação, que pretende também fomentar o convívio da população com os grupos folclóricos, em clima de sã convivência.

sábado, 9 de novembro de 2024

A Casa-Museu Manuel de Boaventura está cada vez mais perto de ser uma realidade. Depois da aquisição da casa do escritor, situada em Palmeira de Faro, o Município de Esposende avançou agora com a contratação da equipa projetista que elaborará o projeto de recuperação e adaptação a Casa-Museu.

O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, na sessão da apresentação da reedição de mais três obras do escritor esposendense - “Ânsia de Perfeição e Contos Imperfeitos” e “Timóteo, o Penitente” e Marrucho Mentideiro” (estes dois títulos num único volume), que decorreu na tarde de hoje, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, com sala cheia.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Roteiro empresarial visita empresas que fomentam a colaboraçãode excelência

No âmbito da ação de promoção do espírito empreendedor do Concelho, a START Esposende promoveu um roteiro empresarial com visita a duas empresas que se destacam pelo compromisso de excelência em Esposende: a TwentyFourWineand Food, do Grupo Espo24, e o Ofício Collective - Coworkand Business Studio. Com estas iniciativas, o Município de Esposende, através da START Esposende, privilegia o fortalecimento das relações entre empresas, fomentando a colaboração e o crescimento sustentável, entre diferentes setores de atividade.

Neste roteiro empresarial, o Vereador do Desenvolvimento Económico, Sérgio Mano e a Coordenadora da START Esposende visitaram empresas que são exemplos notáveis de empreendedorismo, crescimento e diversificação da economia local, unindo qualidade, autenticidade e colaboração.

Esposende promove I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável

Decorre hoje, em Esposende, o I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Município de Esposende no âmbito do “Ativo + | Programa Colaborativo para a promoção da Longevidade Ativa e Saudável”. O Auditório Municipal acolhe este evento que decorre ao longo de todo o dia e que reúne largas dezenas de técnicos, numa oportunidade de explorar e aprofundar conhecimentos com base em experiências, metodologias e projetos implementados no território concelhio.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Orquestra Sinfonietta de Braga e Artur Caldeira apresentam concerto “Arco da Corda Nova” em Esposende

 

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio 

– 8 de novembro, 21h30 - Entrada livre

O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe amanhã, dia 8 de novembro, às 21h30, o Concerto “Arco da Corda Nova”, pela Orquestra Sinfonietta de Braga e Artur Caldeira (Guitarra e Guitarra Portuguesa). Integrado no Ciclo “Falando de Música”, o concerto tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

“A música é um idioma sem fronteiras, falado em inúmeros dialetos pelo mundo. As barreiras entre dialetos são, na nossa perspetiva, construções fictícias que dissolvem o efeito agregador da arte”. Com base neste princípio, a Sinfonietta de Braga procurou, desde a sua fundação, estabelecer pontes entre a música erudita, área de formação predileta dos seus colaboradores, e a música tradicional. Materializando esta intenção, surge, em 2024, a primeira edição discográfica da associação, intitulada “Arco da Corda Nova”. Esta colaboração resulta do desafio lançado ao guitarrista Artur Caldeira, de compor, decompor e recompor quatro tributos à música tradicional portuguesa. O resultado é uma nova forma de escutar a música popular, onde a orquestra de cordas é guiada nos meandros da música tradicional pela guitarra clássica e pela guitarra portuguesa.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

CONVITE | Sessão de apresentação das obras de Manuel de Boaventura

 CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, convida para a Sessão de apresentação das obras “Timóteo, o Penitente”, “Marrucho Mentideiro” e “Ânsia de Perfeição e Contos Imperfeitos”, de Manuel de Boaventura, que se realiza no próximo sábado, dia 9 de novembro pelas 16h, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende.

 Em 2017, o Município de Esposende iniciou a reedição crítica da obra do escritor Manuel de Boaventura, nos géneros literários do Conto e Romance. Já foram publicados os títulos O Solar dos Vermelhos (2017), Crimes dum Usurário (2018), No Presídio – Memórias dum Conspirador (2019), Contos do Minho (2020), Novos Contos do Minho (2022), Lapinhas do Natal (2022), Zé do Telhado no Minho (2023), Histórias Contadas à Lareira (2023). As obras agora reeditadas, Ânsia de Perfeição e Contos Imperfeitos, Timóteo, o Penitente e Marrucho Mentideiro são três títulos que irão terminar a publicação da sua obra romanesca, os volumes IX e X da coleção “Obras de Manuel de Boaventura”. Embora sejam três títulos originais, um dos livros contém dois textos, que pelo seu género literário e número de páginas permitiu juntar, surgindo um título composto “Timóteo, o penitente seguido de Marrucho Mentideiro” num único volume. Esta coleção terminará em 2025 com a reedição crítica do Vocabulário Minhoto.


“O Juiz da Beira” apresenta-se no Encontro de Teatros de Esposende

 

Apresentação acontece dia 9 de novembro às 21h30,

 no Auditório Municipal de Esposende

Após a estreia, no dia 2 de novembro, com a apresentação da peça “A Equipa”, por Rui M. Silva, o 14.º Encontro de Teatros (ET) de Esposende prossegue no próximo sábado, dia 9, no Auditório Municipal de Esposende.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“Voz Desportiva do Jandirinha”

 Divisão de Honra – A.F.B.

Série A

8ª jornada

Rendufe F. C.  1   A.D. Esposende 2

Esposende, “rendufou” uma boa  vitória…

O Esposende, na sua deslocação a Rendufe – Amares - ao Campo de Santo André conseguiu uma excelente vitória, infligindo uma derrota à equipa local por 2-1,  que está a fazer um campeonato extremamente regular, encontrando-se no 8º lugar  com 12 pontos conquistados, tendo sofrido a sua 2ª derrota nesta Divisão de Honra, série A.

É bom relembrar que o Rendufe, como visitante, já tinha vencido o Martim e o Porto D´Ave, duas equipas que estão bem classificadas e são adversários a “temer“, devido ao seu valor.

A  ADE encontra-se em lugar de “podium”, precisamente , no 3º lugar com 15 pontos ,tendo à sua frente o líder Ucha com 18 pontos (14-7) e o ACR Guilhofrei com 17 pontos (14-7) na segunda posição.

Os golos da ADE foram apontados por VINI – Vinicius Lopes - e por Gui – Guilherme Cavalheiro-, avançado sempre irrequieto e com bom poder de concretização.

Para a 9ª jornada, esperamos, mais uma vitória da ADE porque o objetivo do Esposende, é a promoção ao Pró-Nacional que na época anterior, esteve “por um fio…”.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Município aprova Votos de Louvor aos Padres que cessaram funções no Arciprestado de Esposende

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de Votos de Louvor aos cinco Padres que cessaram funções pastorais, recentemente, no Arciprestado de Esposende.

Tal como sucedeu aquando da comemoração dos 25 anos de serviço pastoral do Padre Delfim Fernandes, na paróquia de Santa Maria do Anjos, em Esposende, agora são distinguidos os Padres Avelino Peres Filipe, Armindo Patrão de Abreu, Domingos Sampaio Viana, Manuel de Brito Ferreira e António da Silva Lima pelos anos de serviço pastoral em paróquias do Arciprestado de Esposende. As condecorações serão entregues no Dia da Cidade e do Município, a 19 de agosto de 2025.

O reconhecimento ao Padre Avelino Marques Peres Filipe deve-se ao amplo trabalho desenvolvido ao longo de 62 anos na Paróquia de S. Miguel de Marinhas. “A sua intervenção foi multidimensional, indo muito além da missão pastoral”, refere a proposta aprovada. Sublinhando que “foram 62 anos de generosidade, entrega e dedicação, que marcaram a sua paroquialidade e ajudaram a transformar uma comunidade, dando sempre muito mais do que alguma vez recebeu”.

O Padre Armindo Patrão de Abreu é reconhecido pelos anos de serviço pastoral nas Paróquias de São Claúdio de Curvos e Santa Eulália de Palmeira de Faro. Na proposta é realçado o seu “espírito empreendedor notável” e destacado o percurso de 38 anos dedicados ao ensino, deste sacerdote, que foi também Arcipreste de Esposende. “Pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação, o Padre Armindo Patrão de Abreu impôs-se à estima e consideração de toda a população de Curvos e de Palmeira de Faro, em particular, e do concelho de Esposende, em geral”.