Outras Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Recordar, recordando…

Prof. Carlos Barros

O Esposende Sport Club, com registo de fundação em 08/02/1923, esteve inativo durante alguns anos, tendo sido reorganizado em 01 de maio de 1949, conforme estatutos aprovados por Despacho da Direção Geral dos Desportos, publicados no Diário do Governo II série, nº 241, de 17 de outubro, do mesmo ano.

Filiado na Associação de Futebol de Braga, disputou na época de 1949/50, o Campeonato Regional da 1ª Divisão, do qual se sagrou Campeão.

Na época seguinte 1950/51, voltou a repetir a proeza do ano anterior, conquistando o título de Campeão da mesma prova.

Nesse período, o maior êxito do clube foi alcançado na época de 1971/72, ao conquistar as duas provas máximas da entidade Regional, o Campeonato Regional da 1ª Divisão e a Taça da Associação de Futebol de Braga, adquirindo o direito de disputar, na época de 1972/73, o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, composto por clubes das Associações de Futebol de Braga, Porto, Vila Real e Bragança.

Com saudades recordamos os dirigentes dessa época: João Vilarinho, Mário Marques Henriques, Barreira, Lopes, Dr. Reis, Armindo Duarte, Fernando Rego, Francisco Areias, Dr. Juvenal, Manuel Rego, Armindo “da fábrica” António Terra, Pilar, Dr. Guerreiro, Braga e senhor Miranda…

Jogadores vencedores, dessa façanha desportiva, são tantos e bons:Leonel Laguna, Basílio, Lázaro, Ramalho, Delfim- g.r.-Fernando Inheco, Pais, Jorge, João Muchacho, Andrade, Tonó – g.r.-, Passos, Portela, entre outros.

Em 1972 não tive o privilégio de desfrutar esta vitória do ESC porque estava a cumprir o meu serviço militar – 24 meses e 48 dias, numa longa e árdua passagem pela Guiné, em pleno teatro de guerra onde me recuso a descrever os trágicos e dramáticos momentos em que vivi e vivemos nas pérfidas matas

Guineenses onde era mais fácil morrer que sobreviver…

Mais tarde, devido a contingências de gestão económico/financeira do Clube, o ESC foi extinto e nasceu a Associação Desportiva de Esposende-A.D.E.- em novembro de 1978 cujos fundadores estão gravados numa placa no Estádio Padre Sá Pereira.

Recordar que a ADE registou presença nas Meias – Finais da Taça de Portugal -1998/99- e esteve duas  épocas consecutivas na 2ª Liga (1998/1999 e 1999/2000 e conquistou, mais uma vez,  a Taça da AFB  2016/17, onde tive o prazer em estar presente nesse momento histórico da ADE, treinada pelo técnico Carlos Viana.

 A história do ESC/ADE continua, apesar de tudo, com muitos sucessos desportivos apesar das dificuldades financeiras inerentes a quase todos os clubes que disputam os seus campeonatos.

 No ano desportivo de 2024/25, a A.D. de Esposende, dando seguimento à sua história, encontra-se em 1º lugar na Divisão de Honra da AFB, série A e, como clube eclético, foi recentemente distinguido, pela AFB e Federação Nacional, -entidade Formadora.- como paradigmático clube de Formação de jovens, no âmbito do futebol-masculino e feminino.

 Esposende-ADE- lá continua “aboiando” nas águas serenas do “Cávado Futebol- nadando  com a esperança do sucesso desportivo e formativo  dos jovens atletas dos vários escalões, especialmente, do futebol-masculino e feminino.-

De realçar, entre outras iniciativas solidárias, a Campanha Solidária, “Juntos com os  Bombeiros e a AHBVE/Comando agradece este nobre gesto solidário dos Dirigentes da ADE.

O Jantar de Natal e celebração dos 46 anos da ADE, realiza-se no dia 30 de novembro, 20,00 horas no Hotel AXIS Ofir e estarei lá presente, como “amante” do ESC/ADE.

A.D. Esposende, sempre!

 

         “Bóias”


Carlos M. Lima Barros

 

Esposende, 18 de novembro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário