Outras Páginas

domingo, 14 de julho de 2024

Benjamim Pereira presente na apresentação do livro “Os poemas da minha vida” de Francisco Brás Marques

 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença na sessão de apresentação do mais recente livro do esposendense Francisco Brás Marques, que decorreu ontem, 13 de julho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Trata-se da publicação “Os poemas da minha vida”, que integra a coleção com o mesmo nome, editada pela prestigiada editora Modo de Ler, a qual procura dar a conhecer a poesia da preferência de algumas das mais importantes personalidades da cultura portuguesa. O primeiro volume da coleção tem a assinatura de Mário Soares, seguindo-se nomes como Diogo Freitas do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Graça Moura, Ramalho Eanes, Francisco Pinto Balsemão, Eduardo Lourenço, entre outros, permitindo, deste modo, conhecer melhor não só a poesia, mas também a pessoa que assina a seleção literária.

 

Confesso inveterado amante de livros e de música, Francisco Brás Marques, sobrinho neto de António Rodrigues Sampaio, tem já vários títulos publicados. Contudo é com a coleção “Alguns Livros da Minha Biblioteca e Outras Histórias”, publicada desde 2013, e cujo 8.º volume acabou de ser editado, que tem prestado um verdadeiro serviço público à bibliografia portuguesa, tendo como fonte inspiradora a sua biblioteca particular, onde pontificam numerosos incunábulos e muitas edições raras dos séculos XVI e XVII. 

 

O livro “Os Poemas da minha vida”, o 27.º e último volume publicado da coleção, permite conhecer melhor este esposendense, advogado, bibliófilo e homem de cultura, que, para além dos livros, confessa ter como “grandes alimentos do espírito” a música e a poesia. Da poesia greco-romana à contemporânea as suas escolhas e anotações despertam outras leituras.

 

“É uma honra contar com homens da envergadura do Dr. Brás Marques, uma referência da cultura do nosso país”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que a autarquia soube reconhecer, em devido tempo, o seu mérito em vários domínios, da política à cultura, através da atribuição da Medalha de Honra do Município.

 

O autarca realçou a aposta estratégica do Município na vertente cultural, através de múltiplas e variadas ações e projetos, e sublinhou que a preservação e valorização do património cultural, tanto material como imaterial, tem merecido particular atenção. Benjamim Pereira adiantou que o projeto da Casa-Museu/Museu Etnográfico Manuel de Boaventura vai mesmo avançar e revelou que o Município tem garantidos 750 mil euros para alavancar o projeto. Assegurou também que o Forte de S. João Baptista vai estar também ao serviço da cultura, integrando o Museu dedicado a D. Sebastião, o Achado do Naufrágio de Belinho, bem como um espaço expositivo, sendo que para a concretização do projeto o Município conseguiu um financiamento de 2,5 milhões de euros.

 

Na sua intervenção, Francisco Brás Marques começou por agradecer ao Presidente Benjamim Pereira o apoio do Município, tendo-se depois debruçado sobre os poemas e os autores que escolheu para integrar o livro.

 

A apresentação da obra esteve a cargo de Pedro Brás Marques, sobrinho do autor, que sublinhou que “o que importa é perceber as suas escolhas, dos poetas e dos poemas da sua vida.

 

Paula Marinho, da editora Modo de Ler, saudou a edição de mais uma publicação e agradeceu aos presentes por “ajudarem a acreditar que a palavra poética é o momento mais permanentemente jovem da literatura”.

 

A sessão contou, ainda, com declamação de poesia por Aurelino Costa, concretamente de quatro dos textos que integram esta publicação, entre os quais “Num dia de Primavera”, de Fernando Pessoa, que Francisco Brás Marques disse apreciar particularmente, considerando-o “o poema mais bonito de Pessoa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário