Outras Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Município de Esposende distingue seis cidadãos e duas instituições no Dia da Cidade e do Município

 O Município de Esposende vai distinguir seis cidadãos e duas instituições, no Dia da Cidade e do Município, que se celebra a 19 de agosto.

De acordo com propostas aprovadas hoje, em reunião do executivo e por unanimidade, a Medalha de Mérito Municipal vai ser atribuída ao Sargento-Mor Maquinista Naval José Carlos Martins Fernandes, aos empresários António Lima Teixeira e Francisco Manuel Pinto Vilarinho Rodrigues e às associações Águias Serpa Pinto e Centro Social da Juventude de Mar, que, em 2025, celebram o 50.º aniversário. A Medalha de Mérito Cultural será entregue a Celeste José Tavares Ferreira, Diogo Manuel Almeida Costa e Joana Patrícia Marques Pereira Veloso (Joana d’Arc).

Serão agraciados também sete funcionários municipais que completaram 25 anos de serviço efetivo na Câmara Municipal de Esposende: António Pedro Rodrigues Teles, Carlos Jorge dos Santos Amaral Fernandes, Carlos Miguel Tomé Felgueiras, Maria de Fátima de Araújo e Sá, Maria de Fátima Eiras Martins Novo, Paulo Augusto Guimarães Silva Gonçalves e Pedro Manuel de Barreira Losa.

Na sessão solene do Dia da Cidade e do Município terá lugar, ainda, a entrega dos votos de louvor aprovados pelo Município aos padres Avelino Peres Filipe, Armindo Patrão de Abreu, Domingos Sampaio Viana, Manuel de Brito Ferreira e António da Silva Lima, pelo serviço pastoral prestado em paróquias do Arciprestado de Esposende, ao qual já não se encontram afetos. Receberão igualmente votos de louvor o padre Delfim Duarte Fernandes, pelos 25 anos de serviço pastoral na paróquia de Santa Maria do Anjos, em Esposende, celebrados em setembro do ano passado, bem como o padre Rui Jorge Neiva, Arcipreste de Esposende para o quinquénio 2023 - 2028, pela celebração das Bodas de Prata Sacerdotais, no passado dia 23 de julho, como reconhecimento público pelo seu inestimável contributo para o bem-estar espiritual, comunitário e social das freguesias e populações que serve.

A entrega das condecorações terá lugar na sessão solene do Dia da Cidade e do Município, agendada para o dia 19 de agosto, às 11h00, na Praça D. Sebastião, em Esposende.

Mérito Municipal

O Sargento-Mor Maquinista Naval José Carlos Martins Fernandes, natural de Almada, distinguiu-se, ao longo de mais de três décadas de serviço, por um percurso militar de elevada competência e sentido de dever, ao serviço de Portugal e da Marinha. Nos últimos três anos, desempenhou funções como adjunto do Capitão do Porto de Viana do Castelo, tendo estado destacado na Delegação Marítima de Esposende, onde se evidenciou pelo “elevado sentido de responsabilidade, proximidade com a comunidade local e uma colaboração constante com as autoridades e instituições do concelho”. O reconhecimento do Município deve-se ao “percurso militar exemplar, pela forma dedicada como serviu a população de Esposende nos últimos anos e pela sua conduta irrepreensível enquanto servidor público”.

António Lima Teixeira, natural de Celorico de Basto mas residente em Esposende desde 1976, é um empresário de referência no setor das energias renováveis. Desde os anos 90, dedicou-se ao desenvolvimento e produção de soluções energéticas sustentáveis, tendo ocupado, entre 2001 e 2021, funções de Administrador Executivo e Presidente do Conselho de Administração das subsidiárias em Portugal do grupo EDF – “Électricité de France”. Paralelamente à sua atividade profissional, distinguiu-se como “um exemplo de cidadania ativa e solidária”, tendo colaborado com diversas instituições e iniciativas de cariz cultural, educativo, humanitário e desportivo do concelho, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e ambiental sustentável de Esposende, demonstrando um “espírito de serviço à comunidade e um profundo sentido de responsabilidade cívica” A condecoração é sustentada “pelo seu percurso profissional de excelência, pela projeção internacional que deu ao nome de Esposende, e, sobretudo, pelo seu compromisso inabalável com o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das suas gentes”.

Natural de Esposende, Francisco Manuel Pinto Vilarinho Rodrigues é apontado como “um exemplo de determinação, resiliência e dedicação à sua terra e ao seu país”. Após o percurso militar nos Comandos dos Exércitos de Moçambique e Português, aos 27 anos, abraçou um novo desafio profissional na área da logística, tendo exercido funções de direção-geral numa empresa multinacional do setor dos transitários e sido distinguido internacionalmente pelo seu rigor, profissionalismo e capacidade de liderança. Em 1999, fundou a sua primeira empresa, dando início a um percurso de 25 anos como empresário de sucesso, obtendo justo reconhecimento público. Mas o seu contributo vai muito além da esfera empresarial, evidenciando um profundo sentido de responsabilidade social, estando ligado a várias instituições locais como sócio e benemérito. O Município distingue, assim, o seu “percurso de vida marcado pela coragem, pelo empreendedorismo, pelo serviço ao país e pela constante ligação e apoio à comunidade de Esposende”.

Fundada em 30 de maio de 1975, a Associação Águias Serpa Pinto “é um exemplo notável de vitalidade associativa no concelho de Esposende, distinguindo-se pelo seu percurso de entrega à comunidade, de promoção do desporto e da cultura, e de afirmação do espírito de vizinhança e entreajuda”. Notando que a coletividade “tem sabido preservar os valores fundadores e renovar o seu compromisso com a comunidade”, o Município destaca “o percurso feito ao longo de 50 anos, sustentado na força do voluntariado, no amor à terra e na valorização das pessoas, merece o reconhecimento público”. A distinção do Município é sustentada por “50 anos ao serviço da comunidade, pela diversidade e impacto das suas ações e pela relevância social, cultural e desportiva que representa para o concelho de Esposende”.

O Centro Social da Juventude de Mar, fundado em 2 de junho de 1975, com a designação original de Juventude Desportiva e Cultural de Mar, “é uma das instituições mais marcantes do concelho de Esposende, distinguindo-se pelo seu percurso singular de dedicação à causa pública, à promoção da cidadania, à preservação das tradições e à construção de uma comunidade mais coesa e mais justa”, refere a proposta aprovada. As suas cinco décadas de história ficam marcadas por uma ação multifacetada, nomeadamente no plano desportivo (que lhe valeu a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Esposende, em 1998) e nas vertentes cultural, da educação e da ação social. Destacando a “longevidade, a relevância e o impacto desta associação na vida da freguesia, do concelho e da sua comunidade, local, regional e emigrada”, que tornam o seu percurso “absolutamente singular”, o Município atribuiu à instituição a Medalha de Mérito Municipal atendendo ao seu “percurso de 50 anos ao serviço da comunidade, pelo impacto multissetorial da sua ação e pelo que representa para o concelho”.

Mérito Cultural

Natural de Vila Nova de Gaia, mas residente em Esposende há mais de duas décadas, Celeste José Tavares Ferreira conta com um percurso de 37 anos dedicados ao ensino, sendo-lhe reconhecida a sua entrega, sensibilidade e vocação pedagógica. Após a vida docente, dedicou-se em pleno à pintura, tendo desenvolvido uma carreira artística com exposições realizadas em Portugal e no estrangeiro. A sua ligação a Esposende ultrapassa o mero vínculo residencial: Celeste Ferreira envolveu-se com a comunidade, colaborou ativamente com as instituições locais e tem sido uma voz presente e participativa na vida cultural do concelho. O reconhecimento do Município atenta ao seu percurso enquanto educadora, à sua dedicação à arte, e ao seu envolvimento ativo na promoção cultural e artística do concelho, sendo apontada como “um exemplo de cidadania, sensibilidade e compromisso com a comunidade que escolheu como sua”.

Diogo Manuel Almeida Costa, natural de Belinho, mas com raízes familiares em Antas, é atualmente um dos jovens maestros mais ativos e promissores do panorama musical nacional e internacional. É, desde 2012, maestro da Banda de Música de Antas - Esposende, tendo conquistado diversos prémios, levando o nome de Esposende a vários palcos dentro e fora do país. Tem vindo a afirmar-se como um nome de referência, tendo já dirigido diversas formações de excelência, tanto em Portugal como no estrangeiro. Paralelamente à sua intensa atividade no campo da música erudita e da ópera, tem desenvolvido projetos com grandes nomes do jazz internacional, e no universo da música pop portuguesa colabora com diversos artistas. Em 2022, foi distinguido no conceituado Prémio Jovens Músicos, na categoria de Direção de Orquestra, consagrando-se como um dos talentos mais promissores da sua geração. “Pela sua dedicação à arte, pela sua competência e pelo notável percurso nacional e internacional, Diogo Costa tem elevado o nome do concelho de Esposende e contribuído para a afirmação da nossa identidade cultural”, sustenta a proposta aprovada, sublinhando que “é, por isso, um legítimo embaixador do nosso território”.

Joana Patrícia Marques Pereira Veloso é natural de Barcelos, mas reside em Esposende desde 1993. Com formação em Tanatologia Forense pelo Instituto de Medicina Legal do Porto, apostou numa carreira musical, que iniciou em 2017 como Joana d’Arc. Com o reconhecimento do público, a carreira a solo cresceu à escala nacional e além-fronteiras, junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, levando consigo um pouco de Esposende e de Portugal junto daqueles que estão longe da sua terra natal. Conta já com a edição de dois CDs, um EP e, este ano, um novo single e é presença assídua nos canais da televisão portuguesa, fazendo sempre questão de lembrar e enaltecer Esposende por onde passa. “Pela sua determinação, dedicação e inspiração, Joana d’Arc tornou-se assim, numa artista de reconhecida notoriedade, que através da música tem projetado o nome de Esposende pelo país e pelo mundo, promovendo o nosso território e a marca ‘Esposende’, merecendo, por isso, ser reconhecida”.