Outras Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Comissão da Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte aprova relatório de atividades de 2024

 

Na mais recente reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), realizada a 4 de fevereiro de 2025, foi aprovado o Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2024. Este documento reflete os avanços significativos, registados na gestão e valorização deste espaço natural, essenciais para a preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável da região.

O Relatório Anual de Atividades de 2024, da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), destaca o alargamento do compromisso desta Comissão com a preservação da integridade dos ecossistemas, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento de estratégias que permitem a valorização dos recursos naturais da região. A coesão territorial e a garantia de perenidade dos ativos naturais deste importante parque natural são desígnios que a Comissão de Cogestão continuará a promover, em estreita colaboração com todas as partes interessadas.

O modelo de cogestão das áreas protegidas concretiza o princípio de participação dos órgãos municipais na gestão destes territórios entrou em vigor em 2019 e tem desempenhado um papel crucial na estratégia de conservação da natureza, integrando a participação ativa dos municípios, das entidades ambientais e científicas e da sociedade civil, na gestão das áreas protegidas. Este modelo, que já foi preconizado em diversos instrumentos legais, nomeadamente na Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, tem como objetivo a promoção de uma gestão mais descentralizada e próxima das comunidades locais, com foco na sustentabilidade e na valorização dos recursos naturais.

A Comissão de Cogestão do PNLN, composta pela Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNF), pelo Município de Esposende – que preside a Comissão - e que nesta reunião foi representado pelo Vereador Sérgio Mano, pela empresa municipal Esposende Ambiente, pela Universidade do Minho, pela CCDR-N e por representantes de Associações Não-Governamentais de Defesa do Ambiente, tem trabalhado de forma colaborativa para implementar ações prioritárias, com ênfase na conservação, promoção, sensibilização e comunicação sobre a importância da conservação e do uso sustentável do território.

A atividade da Comissão pode ser acompanhada em https://cogestao.esposende.pt/, alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.