Outras Páginas

sábado, 28 de setembro de 2024

Município de Esposende prossegue combate ao desperdício alimentar

 O Município de Esposende tem vindo a desenvolver um amplo trabalho no âmbito do Plano Municipal de Sensibilização/Formação para Alimentação Saudável, Segura e Sustentável, com o intuito de combater o desperdício alimentar.

Neste contexto e com o objetivo de sensibilizar para esta problemática, o Município estabeleceu uma parceria com a Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, para a implementação de um projeto de sensibilização da comunidade educativa sobre desperdício alimentar na escola, envolvendo os jovens em campanhas de sensibilização e proporcionando workshops presenciais de capacitação com soluções simples para a redução e valorização dos alimentos.


No âmbito deste projeto será monitorizado o desperdício nas cantinas das Escolas Básicas de Forjães, de Apúlia, António Rodrigues Sampaio, António Correia de Oliveira, e da Escola Secundária Henrique Medina, através de uma abordagem de ciência cidadã, envolvendo os estudantes e restante comunidade educativa, na cocriação de recomendações para a prevenção deste desperdício. O projeto decorrerá até ao final do ano, sendo divulgados os resultados das várias fases da sua implementação, designadamente por via da criação e exposição de mupis, que percorrerão as escolas em itinerância.

 

Ainda integrado no Plano Municipal de Sensibilização/Formação, decorreu, nos dias 18 e 20 de setembro, um workshop culinário “Nada se Perde, Tudo se Cozinha”. Sob a orientação de uma nutricionista da ATAHCA, esta atividade prática, orientada para o combate ao desperdício alimentar, capacitou para práticas culinárias mais sustentáveis e conscientes 40 cozinheiras/os e ajudantes de cozinha das cantinas associadas às refeições escolares do Município. Os participantes tiveram a oportunidade de praticar técnicas e receitas que valorizam o aproveitamento integral dos alimentos e o reaproveitamento criativo de sobras, tornando-as visualmente atraentes e saborosas.

 

De resto, o mês de outubro marca o arranque das ações educativas e de sensibilização nas escolas e a monitorização do desperdício alimentar nas cantinas associadas ao projeto.

 

Assinalando-se amanhã, dia 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, decretado pela ONU, o Município alerta que cada português desperdiça 2,38 quilos de alimentos por semana e que os dados estatísticos indicam que os 184 quilos de alimentos desperdiçados por ano per capita fazem de Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça. Para além disso, estes resíduos alimentares geram mais de seis quilos de dióxido de carbono (CO2) e o desperdício desnecessário de 1.928 litros de água por cada português, numa semana.

 

Num contexto em que a preocupação com o planeta e o ambiente se torna uma prioridade, e o custo de vida é cada vez mais significativo, reduzir o desperdício é uma urgência, vinca o Município, empenhado neste desígnio, que assenta nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente do ODS3 – Saúde de Qualidade, ODS4 – Educação de Qualidade, OD17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário