Outras Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Esposende promove Festival Internacional de Folclore

 

4 de agosto, 21h30 – Zona ribeirinha

Integrado na programação Esposende Verão 2024, a Zona Ribeirinha de Esposende acolhe no dia 4 de agosto, às 21h30, o Festival Internacional de Folclore, que conta com a participação de alguns dos mais proeminentes grupos etnográficos Croácia, Espanha, México, Panamá, Quénia, Sérvia e Portugal.

Este espetáculo de artes e tradições do mundo resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

A anteceder o grande espetáculo da noite, os grupos percorrerão, durante a tarde, as ruas e praças da cidade, onde o perfume das suas cores, ritmos e tradições promete envolver a comunidade e os turistas no típico ambiente festivo e de celebração da etnografia.

 

Em representação dos ranchos folclóricos do concelho de Esposende estarão presentes o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e a Ronda de Vila Chã. Ainda no que se refere a grupos portugueses, participarão o Grupo de Folclore da Ponta do Sol (Madeira) e o Grupo Folclórico de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos). A nível internacional, o evento vai contar com o Varaždin Folklore Ensemble (Croácia), o Agrupació “S'Eixam Mallorquí” (Palma de Mallorca, Espanha), o Conjunto Folklórico Regiomontano (México), o Gran Ballet Folklorico Panamá Fuerte Raza (Panamá), o Tarumbeta Africah Cultural Group (Quénia) e o Academic Folklore Ensemble of the Belgrade Dance Institute (Sérvia).

O folclore volta, deste modo, a estar em destaque neste verão, em Esposende. Com efeito, o Município tem dado enfoque a esta vertente cultural e etnográfica, nomeadamente com a iniciativa “Folclore na Praça”, com espetáculos semanais, no Largo Dr. Fonseca Lima, em Esposende, com todos os grupos concelhios. Destaque também para a Noite Minhota, prevista para o próximo dia 14 de agosto, no centro da cidade, que contará com a participação de vários grupos folclóricos locais, do Grupo de Zés P’reiras de Antas, assim como de Gigantones e Cabeçudos e cantares ao desafio. Para além de proporcionar a promoção e exibição dos agrupamentos de folclore concelhios, o Município garante também apoio, ao longo de todo o ano, às diversas atividades promovidas pelos próprios grupos folclóricos.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário