Outras Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2024

Restaurante Camelo conquista 1.º prémio do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”

 


Decorreu, esta tarde, no Auditório Municipal de Esposende, a sessão de entrega de Diplomas, Lembranças e Prémios aos participantes na 25.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar” 2024. O evento decorreu ao longo de todo o mês de março nas unidades de restauração aderentes, integrando também um amplo e abrangente programa de iniciativas que envolveu toda a comunidade.  

O restaurante Camelo, de Apúlia, conquistou o primeiro prémio - Qualidade Gastronómica - do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar”, com o prato “Lampreia assada no forno”. Nesta vigésima edição do concurso, o segundo lugar é partilhado pelos restaurantes Água-pé, que concorreu com “Filé de peixe-porco com arroz mariscado”, e “Pedrinhas”, que apresentou “Arroz de robalo com ameijoa”. O restaurante Varandas do Cávado - Hotel Suave Mar” classificou-se em terceiro lugar, com o prato “Robalo confitado aos aromas de maracujá”.

 

A avaliação dos 14 pratos/restaurantes a concurso esteve a cargo do Júri presidido pelo enófilo José Silva e constituído, ainda, pelos Chefe António Alexandre e Álvaro Costa, e pelos jornalistas António Catarino e Francisco Gil, que justificou estas distinções com a qualidade da confeção do prato, excelência dos géneros, apresentação e palato.

 

O Prémio “Revelação Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar” foi entregue a António Campos, do restaurante “Dona Quina”, pela sua dedicação e profissionalismo, e o Prémio “Especial Carreira” a Manuel Pereira, do restaurante “Casa Salé”, por 45 anos dedicados à cozinha.

 

O restaurante “Dona Quina” conquistou o Prémio “Sustentabilidade à Mesa”, pela utilização de produtos endógenos de acordo com os compromissos KM0 e economia circular, apoiando assim os produtores locais e a defesa da origem dos ingredientes utilizados na confeção do prato.

 

O Prémio “Cozinha Tradicional” foi para o restaurante “Salitra”, pela defesa de pratos tradicionais que fazem parte da cultura gastronómica local.

 

Como forma de reconhecimento da sua longevidade, participação assídua no Concurso Gastronómico, e, em jeito de homenagem, o Júri decidiu criar o Prémio “Rita Fangueira”. Tendo como objetivo estimular e dar continuidade a novos negócios, esta edição consagra os restaurantes A Taborra e Gula Steak House.

 

No que se refere a menções honrosas, o Varandas do Cávado foi distinguido pelo Acompanhamento (vinho), o Água-pé pela Qualidade do Serviço, o Gula Steak House pelo Ambiente, o restaurante A Taborra pela Higiene, o Dona Quina pela Inovação e o Rita Fangueira pelo Preço Qualidade.

 

Quanto ao concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área de restauração e cozinha, o primeiro prémio foi entregue aos alunos Gabriel Carvalho, Beatriz Alves e Torcato Figueiredo, o segundo prémio aos alunos João Ferreira, Benjamim Massi e Luis Soares e, o terceiro prémio, a Duarte Azevedo, Beatriz Nunes, Carlos Vilas Boas e Inês Sobral.

 

No que refere ao Concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”, o primeiro prémio foi atribuído à Escola Básica do Facho, pelo prato “Caldeirada de Peixes da nossa costa”, que conquistou também uma menção honrosa pela Promoção ao consumo de produtos locais e sazonais, Educação alimentar e Incentivo à redução do desperdício alimentar. A Escola Básica de Apúlia classificou-se em segundo lugar, com o prato “Lasanha de pescada e cogumelos com legumes”, tendo recebido também uma menção honrosa pelos Requisitos nutricionais - qualidade dos produtos. A Santa Casa da Misericórdia de Esposende recebeu o terceiro prémio, pelo prato “Filete de carapau corado com beterraba, batata rústica e migas de brócolos” e uma menção honrosa pelo Incentivo à redução do desperdício alimentar e pela Apresentação. Ainda no que se refere a menções honrosas, a Escola Básica António Correia de Oliveira foi distinguida pelo Incentivo ao consumo de legumes; a Escola Básica de Forjães pelo Sabor e incentivo ao consumo de legumes; o Centro Social da Juventude de Mar pelo Incentivo à redução de desperdício alimentar, Inovação e Promoção ao consumo de produtos locais e sazonais; o Centro Social de Curvos pela Reformulação da receita com incentivo ao consumo de legumes e pescado; o Centro Social de Gandra pela Inovação e sabor e Promoção ao consumo de produtos locais e sazonais; o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro pelas Boas práticas de higiene e segurança alimentar, Promoção ao consumo de produtos locais e Empenho e dedicação; e a Escola Básica de Guilheta pela Apresentação, Incentivo ao consumo de legumes e Educação alimentar.

 

Relativamente ao concurso Fish Chefe, direcionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, o primeiro prémio foi entregue a Ana Casais e Joana Pontes, da Escola Básica de Apúlia pelo prato “Açorda de Ovas”. Ângela Sá e Teresa Diana, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, conquistaram o segundo lugar com o prato “Arroz de Gambas com tacos de raia”, Inês Vilarinho e Margarida Marques, da Escola Secundaria Henrique Medina, ficaram alcançaram o terceiro lugar, com “Bacalhau no forno com broa”. Foram ainda premiados Tomás Torres e Mafalda Araújo, da Escola António Correia de Oliveira, que se classificaram em quarto lugar com o prato “Beurre blanc com ervas finas e ovas de salmão”, e Matilde Marques, Mafalda Almeida e Rodrigo Costa, da Escola Básica de Forjães, que conquistou o quinto lugar com o prato “Dourada com batata assada”.

 

“Extremamente satisfeito” foi como se declarou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende face aos 25 anos do “Março com Sabores do Mar”, sentimento justificado pela envolvência, abrangência e dinâmica criadas em torno do evento. O trajeto do evento está condensado no livro “25 anos do Março com Sabores do Mar”, que foi apresentado na sessão pelo técnico responsável pelo serviço de turismo da Câmara Municipal, José Costa, sessão onde foi apresentado também o filme retrospetivo.

 

Saudando os mentores da iniciativa, referiu particularmente Albino Penteado Neiva, ex Vereador do Município presente na sessão, e os saudosos Chefe Silva e Francisco Sampaio, carismático líder da Região de Turismo do Alto Minho. Em jeito de retrospetiva, Benjamim Pereira vincou o crescimento e a evolução registados ao longo dos anos, que tornou este evento uma referência no contexto gastronómico do norte do país. Para este sucesso, considerou, contribuiu a inovação, que sempre esteve associada ao “Março com Sabores do Mar”, e a elevada qualidade dos produtos locais, desde o peixe e mariscos aos hortícolas, passando pela doçaria e pelos vinhos.

Pela excelência da sua gastronomia, Esposende oferece indiscutivelmente uma experiência diferenciadora, salientou o autarca, notando que o concelho dispõe de muitos outros atrativos, que fazem deste território um destino, seja para visitar, trabalhar ou estabelecer residência, como comprovam os dados que posicionam Esposende como o segundo município que mais cresceu na zona norte.

Numa intervenção incisiva, o Presidente da Câmara Municipal realçou o vigor e o fulgor do setor da restauração no concelho e saudou os empresários pela adesão a esta iniciativa do Município, que se assume como um incentivo à dinamização da economia local e com comprovado impacto económico. Do mesmo modo, salientou o envolvimento da comunidade escolar nesta iniciativa, num quadro mais abrangente orientado para a sustentabilidade e para o combate ao desperdício alimentar, entre várias outras vertentes.

Benjamim Pereira concluiu a intervenção felicitando os premiados e todos quantos aderiram, colaboraram e se envolveram na iniciativa, e dirigiu um agradecimento especial ao Coro Sénior de Esposende, pela atuação na abertura da sessão.

 

O Vice-presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Cancela Moura, teceu rasgados elogios ao Município pela realização do “Março com Sabores do Mar”. Afirmou “que é o melhor exemplo de um território com vocação atlântica que conjuga sinergias entre a gastronomia e as tradições, entre a história e a cultura, entre o património e a memória coletiva de um território”.  Acrescentou, ainda, que “é uma iniciativa que se afirma em dinamizar o turismo e contrariar a sazonalidade do turismo nesta região”, cuja mais valia assenta na “transversalidade de iniciativas e na dimensão e universo que acaba por abarcar”. Cancela Moura saudou a longevidade do evento, notando que “são 25 anos de sucesso”, e felicitou o Município e todos quantos contribuíram para tal.

O responsável da TPNP destacou o “traço de qualidade” que Esposende assume no contexto turístico, nomeadamente ao nível do produto estratégico gastronomia/vinhos, notando que o território concelhio marca pontos em várias outras vertentes. Registou o “expressivo contributo de Esposende para a região, que permitiu celebrar em 2023 o melhor ano de sempre do turismo, com sete milhões de hóspedes, 13 milhões e 300 mil dormidas, mil milhões de euros em resultados e um crescimento de mais de 48% relativamente ao ano anterior”.

 

O Presidente do júri do concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”, o enófilo José Silva, reiterando o que havia dito na apresentação do evento, realçou a evolução positiva da restauração de Esposende. “Este ano foi o mais difícil de todos para o júri tomar decisões”, afirmou, notando que “dos 14 restaurantes concorrentes não houve nenhum abaixo de Bom e houve muitos Muito Bom”. José Silva considera que tal reflete “a vontade da restauração tradicional de Esposende de fazer cada vez melhor”.

Notando que o papel do júri é fazer crítica construtiva, saudou a boa aceitação dos restaurantes no sentido da evolução, que acaba por se refletir na criação de novos pratos. O presidente do júri regozijou-se com a adesão de novos restaurantes ao concurso, muitos dos quais “nas mãos de jovens”, facto que atribuiu ao envolvimento das gerações mais novas no universo da gastronomia, nomeadamente através de eventos como o “Março com Sabores do Mar”. A terminar, referiu que a longevidade de carreira de alguns profissionais do setor também merece referência e, neste contexto, lembrou o Chefe Silva e Francisco Sampaio, bem como Albino Penteado Neiva, como o principal impulsionador deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário