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quinta-feira, 7 de março de 2024

Município de Esposende promove projeto de apoio psicoeducativo nas escolas

 


O Município de Esposende está a implementar o Programa de Gestão Socioemocional nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Este programa visa a melhoria das competências socioemocionais das crianças e alunos e contribuir para o seu sucesso escolar, assim como prevenir problemas comportamentais e emocionais.

 

Através do desenvolvimento do Programa de Competências de Aprendizagem promove-se a aquisição de estratégias internas para a melhoria do desempenho escolar dos alunos. A equipa técnica, constituída por três profissionais de Psicologia, dedica-se, ainda, à avaliação e acompanhamento individual de crianças e alunos que revelaram dificuldades de aprendizagem associadas a questões de risco social ou dificuldades de foro educacional. Este trabalho é desenvolvido em articulação com as famílias, no âmbito da promoção de estratégias de gestão e regulação socio emocional, capacitação para o uso de ferramentas de suporte ao sucesso escolar, estimulação de competências internas que apoiem a melhoria da qualidade das aprendizagens escolares.

 

Nas ações de acompanhamento do projeto, realizadas ao longo do mês de fevereiro, observaram-se atividades onde são explorados os conceitos associados à emoção do medo, raiva, frustração e zangado, bem como estratégias para controlar essas emoções. Durante as sessões, os alunos são desafiados a participarem nas dinâmicas propostas, apresentando situações concretas das suas vivências no contexto escolar e/ou familiar e refletindo sobre a forma como interagem com os outros.

 

As metodologias de intervenção do projeto integraram as atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo e turma, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas. De referir que o Município também colabora com as escolas na promoção das aprendizagens essenciais, através da disponibilização de recursos educativos digitais, no âmbito do Projeto Hypatiamat que está a ser implementado nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, como resposta à preocupação crescente da comunidade educativa quanto ao desempenho escolar na área curricular de Matemática. O Hypatiamat é uma ferramenta digital, com aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, sendo a estratégia pedagógica da aplicação desenhada com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão dos seus fundamentos.

 

Dar nota, ainda, que em Esposende tem sido reconhecida a importância do bom ambiente de trabalho colaborativo com as diversas estruturas e órgãos das escolas, facilitando a intervenção do projeto, através do qual se potenciaram e ampliaram oportunidades de aprendizagens para os alunos, com recurso aos ambientes criados no âmbito da ciência e tecnologia como meio de aprendizagem, e pelo desenvolvimento socio emocional e criativo, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo.

 

Estas intervenções enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos, e nos Princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.

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