O programa “ReEducar e EcoAlimentar para uma Geração S”, do Município de Esposende, foi apresentado no Seminário “Estratégias Territoriais para uma Alimentação Sustentável”, realizado no passado dia 27 de fevereiro, no Mosteiro de Tibães, Braga, como medida que preconiza a adoção de estilos de vida saudáveis.
O seminário, inserido no projeto “CÁVADO… com sabor”, integra o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), tendo como entidade promotora a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), e como entidades parceiras, a CIM Cávado (Comunidade Intermunicipal do Cávado), o INIAVE (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e o DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte).
O programa “ReEducar e EcoAlimentar para uma Geração S”aponta uma educação para a sustentabilidade, promovendo a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual, de forma a preparar, para o futuro, cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.
O Município de Esposende integrou o painel de oradores, alusivo ao tema “Alimentação Escolar Sustentável”. Neste contexto, e totalmente integrado com as emergentes preocupações ambientais, o Município de Esposende reconhece que a saúde e a promoção do bem-estar devem ocupar um lugar central nas políticas dos territórios e das comunidades, uma vez que se traduzem em fatores preponderantes para o seu desenvolvimento sustentável. Com efeito, sem pessoas saudáveis e felizes o desenvolvimento revela-se limitado. Neste âmbito, o Município possui várias atividades integradas no projeto Geração S, que foram apresentadas aos participantes da sessão: AgroKids, ReEduca, Cantinas escolares sustentáveis, ECOalimenta, Fish Chefe, A escola vai à Lota! e Blue Project.
O seminário debruçou-se na temática da alimentação saudável e sustentável, sendo um momento para a partilha de boas práticas de estratégias territoriais de promoção de alimentação equilibrada e sustentável e de alimentação escolar saudável, troca de experiências relacionada com a importância da transição para sistemas alimentares territoriais sustentáveis e para dinamizar o trabalho em rede, colaborativo e em parceria entre os diversos atores que intervêm nos sistemas alimentares territoriais.
Deste modo, o Município de Esposende contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente do ODS3 – Saúde de Qualidade, ODS4 – Educação de Qualidade, OD10 – Reduzir as Desigualdades, OD17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário