Outras Páginas

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Bombeiros de Esposende celebraram 133º aniversário

 


No dia em que assinalaram o 133.º aniversário, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende foi recebida, como já é tradição, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Durante a tarde, na sessão solene que decorreu no salão nobre do quartel da corporação, o presidente da Câmara garantiu o apoio da autarquia aos vários pedidos formulados, nomeadamente na compra de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios urbanos,de um gerador para garantir autonomia energética em caso de emergência e de um veículo de comando e comunicações.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende relembrou que, durante o ano de 2023, o Município de Esposende destinou às corporações de bombeiros e às delegações da Cruz Vermelha mais de 300 mil euros”.

Lembre-se que o Município apoia as corporações de bombeiros, comparticipando nos custos operacionais das Equipas de Intervenção Permanente (EIP’s); no pagamento dos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e embarcações; no apoio à formação; nos custos da limpeza de vias; no apoio à recolha de animais feridos; nos apoios para incentivar o voluntariado; na aquisição de viaturas, material e equipamentos.

O Presidente da Câmara Municipal felicitou a Associação pela passagem de mais um aniversário, renovando a confiança pela continua defesa dos valores humanitários que presidem à ação dos Bombeiros Voluntários e que são o garante da proteção e segurança da população, no âmbito da Proteção Civil municipal.

Benjamim Pereira sublinhou o propósito de apoiar as corporações de bombeiros do concelho, cujo subsídio anual fixa-se, desde o ano passado, em 20 mil euros, como resposta à escalada no preço de alguns bens essenciais e lembrou as despesas acrescidas para os Municípios, decorrentes da delegação de competências, mas garantiu que essa razão “não condicionará o apoio às corporações do concelho”.Benjamim Pereira vincou o importante papel que desempenham na “prevenção, proteção, socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes”.

O presidente da Associação Humanitária, João Nunes recordou os “muitos investimentos feitos, com o objetivo de proporcionar as melhores condições para que o corpo ativo desenvolva as suas funções”, agradecendo o apoio dos beneméritos e da Câmara Municipal de Esposende.

O comandante do Bombeiros Voluntários de Esposende, Júlio Melo, garantiu que o corpo ativo “está pronto para dar resposta às exigências da população”, lembrando as cerca de 4500 ações de socorro realizadas em 2023.

No decurso da sessão solene foram agraciados diversos elementos do corpo de bombeiros, pela sua dedicação e distinções honoríficas da Liga de Bombeiros Portugueses, entregues pelo presidente da instituição a Fernando Boaventura Rego e a João Vilarinho.

Esta postura enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário