Outras Páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Município de Esposende avança com 1.ª fase da requalificação da estrada Antas-Forjães

 

Município de Esposende avança com 1.ª fase da requalificação da estrada Antas-Forjães

O Município de Esposende vai avançar com a 1.ª fase da requalificação e alargamento da Estrada Municipal (EM) 546, que liga as freguesias de Antas e Forjães, num investimento muito próximo de 1 milhão de euros.

Neste sentido, a autarquia acaba de lançar o concurso público da empreitada, com o valor base de 983,807 euros e um prazo de execução de um ano. Nesta primeira fase, vai ser intervencionado o troço compreendido entre a rotunda da Igreja de Antas e o limite da freguesia de Forjães, numa extensão de 1400 metros.

 

Face ao volume de investimento, o Município optou por executar o projeto de requalificação em duas fases. Nesta primeira fase, proceder-se-á ao alargamento da via, criando uma faixa de rodagem com 6 metros e largura de passeios de 1,60 metros, e serão executados os respetivos muros de suporte/vedação.

 

Esta intervenção reveste-se da maior relevância, na medida em que a Estrada Municipal 546 regista um elevado fluxo de trânsito, impondo-se a necessidade de melhorar as condições de segurança e de circulação rodoviária e pedonal.

 

Esta obra constituiu um anseio antigo das populações das duas freguesias e encontra-se há muito sinalizada como uma intervenção prioritária, tanto pela Câmara Municipal como pelas Juntas de Freguesia de Antas e de Forjães, lideradas pelos autarcas José Viana e Vítor Quintão, respetivamente, que saúdam o anúncio da obra e pedem compreensão para os condicionalismos que advirão da sua execução.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “apesar de prevista há muito, a intervenção de requalificação e alargamento da EM 546 só agora será possível, uma vez a mesma não tem qualquer apoio de fundos comunitários”.

 

“Trata-se de um investimento muito significativo, razão pela qual tivemos de optar por realizar a obra faseadamente”, refere, evidenciando a “enorme melhoria que resultará da intervenção, ao nível da segurança e da circulação”.

 

“Estamos a cumprir os compromissos assumidos com a população do concelho, visando a melhoria da sua qualidade de vida e o crescimento e desenvolvimento do nosso território, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, afirma o autarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário